Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Cultura acompanha ações do MinC na Rio+20

Publicação:

Na primeira semana da Rio+20, o secretário Adjunto da Cultura (Sedac) Jéferson Assumção, acompanhou as ações do Ministério da Cultura (MinC), que ocupa dois espaços do evento. O Armazém da Utopia é um local idealizado para o exercício da criatividade, reflexão, trocas e diálogos com apresentações musicais, instalações visuais e performances, abordando uma estética artística no viés da sustentabilidade. O Galpão da Cidadania, segundo espaço, é destinado à reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável, onde são realizadas apresentações, seminários, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e gastronomia. 

A Sedac participou, por meio da diretoria de Cidadania Cultural, representada pelo assessor João Prudêncio, no debate sobre uma nova narrativa de enfrentamento às desigualdades sociais, na quarta-feira (20), no Parque do Flamengo (RJ). 

Representações de ONGs, movimentos sociais negros, mulheres e indígenas integraram a discussão realizada em um dos espaços da Cúpula dos Povos.

Os diversos oradores manifestaram preocupação com o racismo e a supremacia da estética branca e capitalista, que historicamente vêm massacrando os povos não brancos e as nações menos desenvolvidas. João Prudêncio expôs as ações de Troca de Saberes - Roda de Memória de Tradição Oral e Escrita no Caminho da Cidadania, atividade de fomento de Ação Griô, como uma cultura de ancestralidade sustentável.

Texto: Assessoria Sedac
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul