Secretaria da Cultura define projeto de preservação histórica em São José do Norte
Publicação:

A secretaria de Estado da Cultura ( Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado ( Iphae), vai acompanhar e fiscalizar a preservação dos prédios históricos de São José do Norte.
O município passa por uma nova realidade econômica e social com a construção do estaleiro do Polo Naval do Sul do Estado, um empreendimento de R$ 1,2 bilhão. A empresa Estaleiros do Brasil (EBR) é a responsável pela construção e a sua licença de instalação inclui medidas compensatórias pelo impacto que a construção traz. Nessas medidas estão os projetos para restauração e preservação de cinco prédios considerados Patrimônio Histórico estadual e a execução de um desses projetos. Serão recuperados a antiga Intendência, o Solar dos Imperadores, a Igreja Matriz, o cinema Miramar e o farol do Atalaia.
A EBR também deve observar a pesquisa e monitoramento arqueológico na área da construção e realizar o Inventário Nacional de Referência Culturais (INRC) do município. Este trabalho consiste no levantamento de todo o patrimônio imaterial da cidade. Para definir a estratégia de trabalho conjunto entre a Sedac e a EBR, o secretário da Cultura, Assis Brasil, e a diretora do Iphae, Miriam Satori Rodrigues, estiveram em São José do Norte nessa quinta-feira (23). Após reunião de trabalho com a gerência e assessores da empresa, visitaram os prédios a serem restaurados. Assis Brasil destacou o Solar dos Imperadores como o mais significativo do século XIX. “O Solar está merecendo uma atenção especial e urgente. Esteticamente é o que mais representa a arquitetura da época. O município possui vários prédios representativos da arquitetura colonial que devem ser preservados”, afirmou.
O Solar recebeu a visita de D. Pedro I e de D. Pedro II. . Em 31 de julho de 1841, pelo desempenho da guarnição local nas lutas contra os Farrapos, D. Pedro II agraciou São José do Norte com o título de Mui Heróica Villa”, em 1938 passou à categoria de cidade.
O gerente comercial e marketing da EBR, Luiz Felipe Camargo, disse que a empresa quer incentivar o envolvimento da comunidade. “Queremos participar de forma mais intensa e completa, para além das medidas compensatórias. Pensamos até em incentivar a criação de uma associação”. Nos próximos dias será escolhida a equipe que vai coordenar o projeto, e em novo encontro entre o Iphae e a equipe da EBR será definido qual dos prédios a empresa vai restaurar na totalidade.
O Iphae é o órgão executor da Sedac no setor de patrimônio e participa das definições junto com a EBR desde o primeiro momento do projeto. A diretora Miriam Rodrigues apontou outros temas importantes. “Há uma necessidade de requalificação urbana da cidade. São José possui ainda uma implantação muito peculiar do traçado português e precisa ser preservado. A expansão da cidade também deve observar este traçado”, afirmou.
A obra
O estaleiro do Polo Naval em São José do Norte será o maior do Estado. Com 1,5 milhão de metros quadrados vai gerar 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos. A obra deve estar concluída em dois anos e modificará totalmente o município com novas empresas comerciais, hotéis e restaurantes.
A EBR foi a vencedora da disputa de preços da licitação para construção de módulos e integração das plataformas P-74 e P-76, da Petrobras. A EBR – Estaleiros do Brasil Ltda. é uma empresa especializada em construções offshore, originada através da associação entre a empresa japonesa, TOYO Engineering e a empresa brasileira, SOG Óleo e Gás (SETAL), onde ambas dividem a sua participação societária.
O município
O município de São José do Norte faz parte de uma península situada entre o oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos. Tem na arquitetura colonial portuguesa sua característica histórica. A economia do município está apoiada na agricultura, pesca e turismo ecológico e litorâneo, sendo a cebola, o arroz e as florestas de pinus, as principais riquezas agrícolas, e o camarão o mais nobre fruto do mar. Numa posição litorânea privilegiada, São José do Norte oferece aos visitantes a beleza e as possibilidades de aventura e esportes na Praia do Mar Grosso.
Texto e foto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51)3210-4305