Secretária da Cultura entrega reforma na Biblioteca Romano Reif
Estado investiu R$ 264 mil na recuperação predial e em melhorias nas instalações
Publicação:

Cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (27/10) marcou a entrega de reforma na Biblioteca Pública Romano Reif, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O governo do Estado investiu R$ 264 mil na recuperação completa do prédio. A obra contemplou a reforma dos 240 metros quadrados de área construída, incluindo pisos, forros, esquadrias, rebocos e pintura interna e externa, além de melhorias em instalações elétricas e hidrossanitárias, nos sistemas de coleta de águas pluviais e calçamentos externos.
Na solenidade, a secretária de estado da Cultura, Beatriz Araujo, destacou a valorização de mais um patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

“É com imensa alegria que hoje entregamos mais um espaço cultural do nosso estado revitalizado. A Biblioteca Romana Reif funciona historicamente como ponto de encontro e local de convivência para toda uma comunidade que valoriza a leitura, o conhecimento e as artes, e isso é motivo de orgulho para todos.”
A biblioteca, que estava fechada desde o início das obras, em junho, reabriu hoje para atendimento ao público. “É uma felicidade poder devolver à comunidade uma biblioteca completamente reformada e com renovação de grande parte de seu mobiliário e de seus ambientes internos. Um espaço acessível e com acervo atualizado”, comentou a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Morgana Marcon.
A reforma contou com a parceria da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS, da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários e da administração do Parque Alim Pedro. No evento, estiveram presentes pela Sedac, além da secretária Bia Araujo, o assessor especial de Memória e Patrimônio, Eduardo Hahn; o diretor administrativo, Marcos Paulo Silva da Luz; e a assessora especial de Artes e Economia Criativa, Ana Fagundes; bem como a coordenadora do Parque Alim Pedro, professora Solange Furlanetto, entre outras autoridades.
Sobre a Biblioteca
A Biblioteca Pública Romano Reif fica na praça Largo da Bandeira, 64, no bairro Passo da Areia, em Porto Alegre. Criada em 7 de dezembro de 1970, teve sua sede construída para abrigar um acervo geral, hoje superior a 12 mil obras de gêneros variados.
Além de consulta local e empréstimo domiciliar, antes da reforma a biblioteca oferecia ao público atividades semanais permanentes, como rodas de leitura, oficinas de música, teatro, dança e artes plásticas. Integrada à comunidade e utilizada como espaço de convivência, a instituição também realizava exposições e apresentações de talentos locais, assim como palestras sobre temas escolhidos pelos moradores e usuários.
Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom