Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense será lançado nesta quarta-feira no Palácio Piratini

Publicação:

aldyrrrr
Escritor Aldyr Garcia Schlee, que faleceu no ano passado, deixou importante obra literária - Foto: Divulgação / Luiz Carlos Vaz
capadicio
Dicionário será lançado nesta quarta no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini - Foto: Divulgação

O lançamento do Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense acontece às 10h desta quarta-feira (20), no Palácio Piratini. O governador Eduardo Leite, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e o diretor de Relações Institucionais da Braskem RS, João Ruy Freire, participam do evento. Em abril serão realizados encontros em Pelotas e em Jaguarão para a divulgação da obra. 

Em 2001, o escritor e tradutor bilíngue Aldyr Garcia Schlee iniciou uma pesquisa minuciosa. Toda a sua atividade como ensaísta e ficcionista, tanto em português quanto em espanhol, está centrada no território literário da fronteira brasileiro-uruguaia. Sua atividade como tradutor levou-o a verter, tanto do espanhol para o português como do português para o espanhol, obras fundamentais da literatura gaúcha – platina e sul-rio-grandense – de autores como Domingo Faustino Sarmiento, Eduardo Acevedo Díaz, Javier de Viana, Ricardo Güiraldes, Francisco Espínola, João Simões Lopes Neto e Cyro Martins.

A linguagem literária gaúcha, nascida da espontaneidade da fala popular, reelaborada e desenvolvida em quase dois séculos por expoentes da literatura pampeana – tanto em português quanto em espanhol – foi o substrato da pesquisa que resulta neste Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense. Em dois volumes, o Dicionário faz um registro aprofundado e atualizado não só da fala do homem do pampa sul-rio-grandense como das mais variadas formas pelas quais se manifesta a cultura pampeana.

Saiba mais

schlee2
Schlee também foi o criador da camisa da seleção brasileira de futebol - Foto: Divulgação / Luiz Carlos Vaz

O projeto gráfico é de Valder Valeirão. Sob o selo Fructos do Paiz, o livro tem patrocínio da Braskem, por meio do financiamento do Pró-Cultura RS. O Dicionário será disponibilizado a instituições de ensino, de pesquisa e bibliotecas interessadas e, em breve, estará disponível para download.

O autor

Aldyr Garcia Schlee, nascido em Jaguarão em 22 de novembro de 1934, foi escritor, jornalista, tradutor, desenhista e professor. Sua obra está relacionada à literatura uruguaia e gaúcha, à identidade cultural e às relações fronteiriças. 

Doutor em Ciências Humanas, Schlee publicou mais de 15 livros, entre contos, ensaios e romances e sua obra integra mais de seis antologias. Foi planejador gráfico, repórter e redator do jornal Última Hora. Criou o jornal Gazeta Pelotense. Conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo. Foi fundador da Faculdade de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), de onde foi expulso durante o Golpe Militar de 1964, quando foi preso. Foi professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) por mais de trinta anos e também pró-reitor de Extensão e Cultura.

Criou o uniforme verde e amarelo da seleção brasileira de futebol, mais conhecido como camisa canarinho. Em 1953, aos 19 anos, desenhando e fazendo caricaturas para jornais de Pelotas, venceu 201 candidatos no concurso promovido pelo jornal carioca Correio da Manhã para a escolha do novo uniforme da seleção. Após o concurso, a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) oficializou o uniforme.

Recebeu por duas vezes o prêmio da Bienal Nestlé de Literatura Brasileira e cinco vezes o Prêmio Açorianos de Literatura. Em novembro de 2009, publicou “Os limites do impossível, os contos gardelianos” pela editora ARdoTEmpo e em 2010, pela mesma editora, o romance “Don Frutos”, ano em que também foi conquistou o Prêmio Fato Literário de 2010. Faleceu em Pelotas em 15 de novembro de 2018.

Texto: Rafael Varela/Sedac com Simone Lersch/Maestra Comunicação e Cultura
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul