Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Cultura terá uma das cadeira na coordenação do Comitê Gaúcho do Escudo Azul

Publicação:

Numa iniciativa das professoras Andréa Bachettini e Silvana Bojanoski do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas, iniciou-se o processo de implantação do comitê regional no Brasil do Escudo Azul, na quinta-feira (4) no
Secretaria da Cultura terá uma das cadeira na coordenação do Comitê Gaúcho do Escudo Azul

Numa iniciativa das professoras Andréa Bachettini e Silvana Bojanoski do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas, iniciou-se o processo de implantação do comitê regional no Brasil do Escudo Azul, na quinta-feira (4) no Auditório Dom Antônio Zattera da UFPEL, em Pelotas.

O Escudo Azul é um orgão criado em diversos países e que reúne profissionais de diferentes áreas, governos locais e nacionais, serviços de emergências e forças armadas, integrando-os em ações conjuntas na salvaguarda e na conscientização da herança cultural, em zonas de risco e sobre ações preventivas em casos de emergência.

A Secretaria de Estado da Cultura esteve presente no evento com uma comitiva formada pelo diretor do Museu Julio de Castilhos, Joel Santana, o diretor do Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, Augusto Bier, o diretor do Parque Histórico General Bento Gonçalves, Pedro Alexandre e representando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, Roberto Sawitzki. O grupo participou das atividades e interagiu com diversas autoridades e profissionais que atuam no campo do patrimônio histórico.

O ICBS (International Commitee of the Blue Shield) é uma organização vinculada a Unesco, sua sede está localizada em Paris no International Council of Archives e têm três atribuições básicas: a prevenção do sinistro, as medidas de urgência durante a catastrófe e a organização de equipes de reconstrução após os sinistros. O Escudo Azul se equivale ao trabalho que a Cruz Vermelha executa, um voltado a saúde e outro voltado à preservação do patrimônio. Os estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais já criaram seus comitês regionais.

A programação do evento contou com conferências do consultor da Unesco e representante do Comitê Francês do Escudo Azul, Antonio Mirabile; da representante do Comitê Brasileiro e do Comitê Paulista do Escudo Azul, Gina Machado; e da representante do Comitê Mineiro do Escudo Azul, Jussara Vitoria. Também está programada uma reunião de trabalho com os representantes das instituições que formarão o Comitê Regional Gaúcho do Escudo Azul. Paralelamente serão exibidos filmes e documentários sobre resgates de acervos e patrimônios culturais.

Após as atividades, foram definidos uma coordenação estadual para o Comitê seguindo os padrões adotados pelos demais comitês brasileiros do escudo azul compondo um colegiado de três coordenadores e dois secretários. A Secretaria de Estado da Cultura ficou com uma das cadeiras da coordenação, com a escolha do diretor do Museu Júlio de Castilhos, Joel Santana. A coordenação do comitê Gaúcho do Escudo Azul ficou assim definida:

Coordenadores: Andréa Bachettini - Curso de Conservação e Restauro da UFPEL (Pelotas)
Silvana Bojanoski - Curso de Conservação e Restauro da UFPEL (Pelotas)
Joel Santana - Diretor do Museu Julio de Castilhos (POA)
Secretários: Karine Dias Sehn - Movimento Moinhos Vive (POA)
Maria Lucia Souto - Arquivo Público do Estado do RS (POA)

A sede do Comitê Gaúcho do Escudo Azul será a cidade de Pelotas, vinculado a UFPEL.

Texto: Maria Emilia Portella
Foto: Héron Moreira
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul