Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Saúde alerta comunicadores sobre os cuidados éticos para abordar o tema do suicídio

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Saúde ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma mulher com um estetoscópio pendurado no pescoço e atrás dela, à esquerda e à direita, dois contornos representando pessoas com estetoscópio pendurado em volta do pescoço. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, a Secretaria da Saúde (SES), por meio de nota informativa do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio do Rio Grande do Sul, alerta a sociedade para os cuidados éticos necessários para a divulgação ao abordar o assunto.

Considerado um fenômeno que ocorre em diferentes manifestações, o comportamento suicida compreende ideação suicida, autoagressão com e sem intenção de morte, tentativa de suicídio e suicídio. De acordo com a nota do comitê, “a sua divulgação inapropriada na mídia por meio de agentes públicos, agentes políticos e influenciadores digitais pode desencadear o efeito contágio, ou seja, servir de gatilho para o suicídio de pessoas em situação de risco”.

Por isso, é importante que comunicadores e gestores de meios de comunicação observem as orientações sobre postagens, entrevistas e comentários sobre suicídio:

  • não utilizar a palavra suicídio no título da matéria ou chamada da reportagem;
  • não mostrar imagens e/ou vídeos da cena de morte;
  • não informar o método de perpetração;
  • não socializar informações detalhadas acerca da vítima;
  • não publicar mensagens deixadas antes do ocorrido;
  • não divulgar depoimentos de amigos e familiares tomados pela comoção;
  • não glamourizar a morte.

Todos podem contribuir para a prevenção do suicídio. Então, diante de abordagens inadequadas sobre o tema é importante ter uma conduta responsável. Algumas orientações são:

  • interromper a divulgação e procurar orientar a pessoa que enviou o conteúdo a agir da mesma forma, lembrando que notícias com apelo sensacionalista atingem rapidamente inúmeras pessoas, inclusive aquelas que se encontram mais fragilizadas;
  • denunciar o conteúdo inadequado a respeito do tema, utilizando os canais da própria plataforma;
  • respeitar a memória da pessoa falecida e a dor de seus enlutados;
  • entender que as cenas de violência, não apenas as de suicídio, podem desencadear outros eventos trágicos.

Ressalta-se que o tema do suicídio deve ser sempre abordado com respeito, conhecimento e responsabilidade. As matérias referentes ao assunto devem enfatizar a promoção da vida e a prevenção ao suicídio, sendo importante a inclusão de informações sobre locais de apoio e de cuidado em saúde.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global de focar a atenção no tema.

Texto: Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul