Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Saúde oferece capacitação para ampliar a oferta de teste rápido de Aids

Publicação:

Técnicos de 17 municípios realizaram, nesta semana, capacitação para oferecer o teste rápido de Aids. Dessa forma, eles se preparam para realizar o exame que em 30 minutos apresenta o resultado, enquanto pelo método convencional esse prazo pode levar
Secretaria da Saúde oferece capacitação para ampliar a oferta de teste rápido de Aids

Técnicos de 17 municípios realizaram, nesta semana, capacitação para oferecer o teste rápido de Aids. Dessa forma, eles se preparam para realizar o exame que em 30 minutos apresenta o resultado, enquanto pelo método convencional esse prazo pode levar entre duas e três semanas em algumas cidades. Com isso, 29 municípios gaúchos passarão a oferecer o exame em seus respectivos serviços de testagem.

Estiveram presentes técnicos dos municípios de Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Sapiranga, Charqueadas, Erechim, Vacaria, Bento Gonçalves, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Uruguaiana, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Estrela, Osório e Bagé. Os representantes irão em seus municípios preparar as equipes e serviços. Assim que estiverem em condições, os municípios passarão a receber os kits para a aplicação do teste, realizado através de uma única punção na ponta do dedo, quando é coletada uma gota de sangue.

O exame não substituirá o método convencional. Ele é mais uma tecnologia que se soma na testagem e no aconselhamento para casos onde há maior necessidade de um diagnóstico rápido, como gestantes no último trimestre de gravidez, pessoas com tuberculose, portadores de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e pessoas em demais situação de vulnerabilidade.

Até o momento, o teste rápido já era disponibilizado em Porto Alegre, Itaqui, Ijuí, Sapucaia do Sul, São Luiz Gonzaga, Passo Fundo, Santa Rosa, Tramandaí, São Leopoldo, Santiago, São Gabriel e Veranópolis.

Texto: Assessoria SES
Foto: Nândria Oliveira
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul