Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Saúde realiza seminário sobre saúde do homem e prevenção da violência contra meninas e mulheres

O encontro reuniu gestores e profissionais de saúde, assistência social e educação para discutir o cuidado com os homens

Publicação:

Apresentação no plenário do Seminário Vozes dos Homens em Situações de Emergência.
Evento marca conclusão do Projeto Vozes dos Homens, com um guia criado por grupos de autocuidado com afetados pela enchente - Foto: José Luís Zasso/Ascom SES

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em conjunto com Instituto Promundo, promoveram o seminário do Programa V – Vozes dos Homens em Situações de Emergência. O encontro realizado na segunda-feira (1º/9), reuniu gestores e profissionais de saúde, assistência social e educação para discutirem estratégias de cuidado com homens em contextos de vulnerabilidade.

O evento, que contou com o apoio da Organização Internacional para as Migrações da ONU e o financiamento da Fundação Chanel, teve como objetivo sensibilizar os profissionais e fortalecer a atuação da rede de serviços na promoção da saúde do homem, com ênfase na prevenção de violências, na promoção da equidade de gênero e na atenção aos homens afetados por situações de emergência e calamidade.

Vozes dos Homens

O seminário marcou a conclusão do Projeto Vozes dos Homens com o lançamento do Guia de Implantação do Programa V. O projeto foi desenvolvido ao longo de 12 meses nos municípios de Cruzeiro do Sul, Estrela e Porto Alegre por meio da realização de grupos reflexivos e de autocuidado com homens afetados por catástrofes climáticas, visando a restaurar o bem-estar emocional e fortalecer a resiliência coletiva.

“Foi uma rica oportunidade de compreendermos como essas experiências se desdobraram nos territórios, demonstrando a importância de parcerias como essa para fortalecer a rede de atenção à saúde do homem nos municípios”, avaliou a diretora-adjunta do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES, Carolina Drügg.

Formação de profissionais

A atividade também encerrou o ciclo de formações sobre primeira infância, masculinidades, desigualdade de gênero, paternidades e pré-natal do parceiro, que capacitou cerca de 1,5 mil profissionais em 15 encontros regionais no RS. Durante a atividade também foi exibido o documentário “Vozes dos Homens”.

Representantes de Estrela, Sapucaia do Sul e Santa Barbara do Sul apresentaram experiências no ciclo de formação. Na atividade, a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde expôs o planejamento estratégico de apoio aos municípios para a promoção da saúde do homem.

A mesa de abertura do seminário contou com a participação da secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa, e da titular da Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas, além de representante do Ministério da Saúde, do Promundo e da Fundação Chanel.

Texto: José Luís Zasso/Ascom SES
Edição: Anderson Machado/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul