Secretaria de Administração realiza pregões do Fornecer em Iraí nesta terça-feira
Publicação:
A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), por intermédio da Central de Compras (Cecom), realiza nesta terça-feira (28), no município de Iraí, dois pregões do Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Fornecer). Os processos licitatórios ocorrem na Câmara de Vereadores (Rua Valzumiro Dutra, 161 Centro) e serão destinados à aquisição de alimentos para o presídio estadual do município, que abriga 110 detentos.
O primeiro pregão iniciou às 9h, para compra de pão francês de 50 gramas, e o segundo começa às 11h, para aquisição de leite tipo C. Por mês, são fornecidas 10,2 mil unidades de pão francês de 50 gramas e 1020 litros de leite tipo C.
A secretária da Sarh, Stela Farias, destaca que o Fornecer é uma política pública focada no desenvolvimento econômico e na distribuição de renda. O programa descentraliza recursos, possibilita ao Estado exercer seu papel de indutor do desenvolvimento. Ao fazê-lo, incentiva setores de base da economia, como são os micro e pequenos empreendimentos, que, ao tornarem-se fornecedores de produtos, movimentam a economia local, geram emprego e desenvolvimento, afirmou a titular da pasta.
Fornecer
É um programa inédito criado pela Sarh, por meio da Central de Compras (Cecom), e conta com a parceria das Secretarias da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sesampe), do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O objetivo é oportunizar aos micro e pequenos empreendedores do campo e da cidade fornecerem seus produtos ao Governo do Estado.
As micro e pequenas empresas que participam e vencem o pregão assinam um contrato de seis meses com o Executivo, podendo ser renovado por mais 6 meses. Para a segunda fase, a expectativa é de que o Governo do Estado descentralize investimentos de custeio na ordem de R$ 6,6 milhões, atuando diretamente na economia de municípios. A medida também pretende gerar uma economia de R$ 4,8 milhões aos cofres públicos.
Texto: Rodrigo Machado
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305