Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria de Assistência Social envia equipes fixas para os municípios mais afetados pelas enchentes

Publicação:

Cadastro de pessoas desabrigadas   SAS
Profissionais oferecem orientação e auxílio no cadastramento de pessoas desabrigadas, desalojadas e atingidas - Foto: Ascom SAS

A Secretaria de Assistência Social integra o Centro Regional de Ação de Recuperação montado pelo governo do Estado para tornar mais ágeis decisões e ações relacionadas à reconstrução de regiões atingidas pelas enchentes. O centro está localizado no município de Encantado, a 140 quilômetros de Porto Alegre. Além disso, a partir desta segunda-feira (11/9), a pasta terá outras cinco equipes fixas nas cidades de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza.

Os profissionais orientarão e auxiliarão no cadastro de pessoas desabrigadas, desalojadas e atingidas. Contarão, ainda, com o apoio da força estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com servidores municipais de locais que não foram afetados pelas enchentes. As equipes também visitarão os abrigos para identificar as principais demandas da população.

“Desde 7 de setembro, estamos nos municípios fornecendo orientações técnicas e auxiliando no acolhimento e nos cadastros. Agora vamos intensificar esse trabalho", disse o titular da SAS, Beto Fantinel. "Vamos compartilhar a gestão dos cinco municípios mais atingidos, com servidores da Secretaria de Assistência Social. Além das equipes fixas, teremos duas equipes móveis que percorrerão outras cidades, auxiliando no apoio técnico". O secretário também irá aos municípios durante a semana.

Além de oferecer auxílio no processo de cadastramento, as equipes da SAS buscam identificar os danos causados pelas chuvas intensas e enchentes nas sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especial de Assistência Social (Creas).

A Unidade de Atenção ao Idoso da secretaria fará o atendimento específico às Instituições de Longa Permanência (ILPIs), com o intuito de mapear as principais necessidades de cada local. Na primeira instituição visitada, no município de Santa Tereza, fraldas geriátricas e medicamentos representam a demanda prioritária neste momento.

Texto: Ascom SAS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul