Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Invest RS discutem inovação no South Summit Brazil
Tema foi apresentado a partir do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS
Publicação:

Com a palestra "A inovação tecnológica no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável", o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, subiu ao palco RS Innovation Stage para tratar sobre inovação como um dos fundamentos para alavancar a economia do Estado. A apresentação ocorreu nesta sexta-feira (11/4), durante o South Summit Brazil 2025, evento correalizado pelo governo gaúcho. O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, também participou do painel.
Polo iniciou sua fala apresentando o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Rio Grande do Sul. Liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Plano foi construído de forma aberta, contando com a colaboração da sociedade gaúcha, do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza e com a participação de outras pastas, que estão conectadas com seu conteúdo. O secretário ressaltou que este é um Plano de Estado, não de governo, e que serve de guia para alavancar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Na apresentação, foram pontuados os cinco habilitadores que compõem o Plano: capital humano, ambiente de negócios, inovação, infraestrutura e recursos naturais. O mapeamento das potencialidades e oportunidades do Estado também faz parte da iniciativa.
O titular da Sedec explicou como a inovação está sendo trabalhada para converter essa prioridade estratégica do Plano em riqueza e desenvolvimento. Criar e implementar um programa de IA no Rio Grande do Sul, consolidar clusters inovadores de AgroTech e HealthTech, aprimorar os mecanismos de financiamento contínuo e de avaliação e fortalecer programas de adoção de inovações produtivas são algumas das iniciativas do governo do Estado.
Polo destacou o programa RS Talentos, lançado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) durante o South Summit Brazil. Com investimento total de R$ 21 milhões, a iniciativa disponibilizará 400 bolsas de estudos, via edital, em engenharias e cursos afins em universidades públicas e comunitárias a partir do segundo semestre deste ano, com o objetivo de atrair e reter talentos no Estado.
Em sua fala, Prikladnicki explicou como a Invest RS trabalha para que o Plano saia do papel e como se organiza para buscar novos investimentos para o Estado e promover os produtos gaúchos no mercado internacional. O presidente da agência ressaltou a importância de ter informações precisas para desenvolver ações mais eficientes. "Nós acreditamos muito no trabalho focado em dados e temos construído um painel com informações do Rio Grande do Sul, não só para quem deseja investir e conhecer melhor o Estado, mas também para nós mesmos", disse.
"Atrair investimentos não é só atrair empresas. É atrair visitantes, moradores e trabalhadores, tomando medidas para tornar o Estado um local melhor para investir, visitar e morar", ressaltou o presidente da Invest RS.
Polo reforçou que o trabalho da agência na prospecção de novos negócios é feito de forma totalmente integrada com a Sedec e com outras secretarias do governo, com processos modernos para que os empreendimentos sejam implementados de forma rápida.
“Apesar de tudo o que passamos, estamos muito animados com o futuro do Estado. Além dos novos investimentos, estamos conseguindo trazer de volta empresas que saíram do Rio Grande do sul por alguma razão. O Estado está aberto, com uma visão inovadora de desenvolvimento, boa segurança, educação, infraestrutura e bom ambiente de negócios", finalizou o secretário.
A programação completa do RS Innovation Stage está sendo transmitida ao vivo pelo canal do governo no YouTube.
Texto: Renata da Silva Spanhol/Ascom Sedec
Edição: Camila Cargnelutti/Secom