Secretaria de Obras e SPH discutem ampliação do uso da hidrovia para transporte de passageiros
Publicação:
Ampliar o uso das hidrovias para transporte de passageiros na Região Metropolitana. Esta foi a proposta apresentada pelo secretário adjunto de Obras e Saneamento do Estado, Oscar Escher, à direção da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). O assunto foi tratado nesta quarta-feira (15) em reunião na sede da autarquia.
O encontro contou com o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, e o diretor Administrativo e Financeiro da autarquia, Antônio Paulo Carpes Antunes. Escher enfatizou a importância de uma parceria entre a SPH e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).
Para o secretário, o uso do catamarã para a travessia Porto Alegre/Guaíba é a maior prova de que o RS está diante de um modal que precisa ser explorado. O objetivo é qualificar o transporte coletivo de passageiros. O catamarã está consolidado. É uma alternativa que já provou que dá certo e que temos público para utilizá-lo. Nosso objetivo é explorar da melhor maneira possível, exlpica.
Obelar destacou que a autarquia tem interesse em promover o uso da hidrovia. Trata-se de um modal econômico e ambientalmente sustentável. O RS está conhecendo este potencial natural de que dispõe e nosso trabalho é justamente valorizar e fazer com que as hidrovias sejam aproveitadas na sua potencialidade, disse.
Texto e foto: Cristiane Franco
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305