Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria de Turismo apresenta Inturis durante Gramado Summit nesta quinta

A ferramenta envolve uso de inteligência artificial para promover a gestão de dados e a proposição de políticas públicas

Publicação:

Painel Inturis no Gramado Summit 2024
O projeto terá um painel com informações sobre empreendimentos turísticos, fluxo, quantidade e perfil de turistas - Foto: Ascom Setur

A Secretaria de Turismo (Setur) apresentou, na tarde desta quinta-feira (11/4), no palco do Estado no Gramado Summit, o painel “Inturis – Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Sul”. Integraram o encontro o diretor-geral da Setur, Rafael Carniel, o coordenador do Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul, Antônio Lima e Silva, o líder técnico do Inova RS, Eduardo Pezzi, e o chefe de Divisão da Subsecretaria de TI da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Daniel Antonio Karling. 

O Inturis é uma ferramenta que envolve o uso de inteligência artificial para promover a gestão de dados de forma eficiente, ágil e acessível a todos os públicos. O objetivo é trabalhar em conjunto para prover informações por meio de um assistente virtual (chatbot) vinculado ao BI do Turismo, no site institucional da Setur. 

Em um primeiro momento, o projeto contará com um painel integrado com dados sobre empreendimentos turísticos, fluxo, quantidade e perfil de turistas, entre outros aspectos fundamentais sobre o setor no Estado. O projeto conta com parceria com o LabTech da SPGG, com o Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), com a Microsoft e com a Blueshift. 

O diretor-geral da Setur, Rafael Carniel, ressaltou que o Inturis corresponde a uma ferramenta pioneira no Brasil, que busca melhorar o planejamento e a promoção dos destinos turísticos. “Além de informar as grandes empresas e investidores, buscamos trazer uma linguagem amigável aos pequenos negócios e aos gestores públicos do setor do turismo. A aquisição de sistemas avançados para o Observatório de Turismo do Estado, que passarão a contribuir com o Inturis em breve, reforça essa iniciativa, oferecendo insights valiosos para impulsionar o turismo gaúcho”, enfatizou. 

“Nossa missão é entregar tecnologias transversais, redefinindo processos e criando uma capacitação de uso de tecnologia de dados para alinhar todas as frentes. Nós pegamos problemas que existem na administração pública e tentamos entender como solucioná-los. Buscamos quais são os dados que o Estado mais precisa para entregar processos e gerar aprendizagem”, afirmou Daniel Antonio Karling. 

“O papel do Inturis é dar mais poder de decisão para os atrativos turísticos. Com isso, eles melhoram a oferta, fazendo com que o Rio Grande do Sul se torne um Estado mais interessante, com melhores experiências. Vamos ganhar mais velocidade e nos tornar mais competitivos”, explicou Eduardo Pezzi. 

Sobre o Gramado Summit 

O evento foi criado em 2017 pelo empreendedor e CEO Marcus Rossi. Em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e um público mais amplo para as discussões das palestras. Em 2023, na sua última edição, recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 300 palestrantes nas áreas de conteúdo. 

Para a edição deste ano, que acontece entre 10 e 12 de abril, são esperados 400 palestrantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e 15 mil visitantes. As atrações serão distribuídas em sete palcos de conteúdo, com programação de forma simultânea, além de uma feira de negócios, que reúne startups em estágio inicial e, ao mesmo tempo, marcas já consolidadas no mercado. O evento recebe, ainda, competições de cunho tecnológico para participantes e expositores, como a Batalha de Startups. 

Texto: Ascom Setur
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul