Secretária destaca o papel da educação em painel sobre Assédio Moral no Serviço Público
Publicação:

No último dia da Assembléia Geral de Verão dos prefeitos gaúchos, realizado em Torres, nesta sexta-feira (23), a direção da Famurs reuniu mulheres de destaque na sociedade para debater o assédio moral no serviço público. A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, tratou sobre a importância da educação na formação de uma sociedade mais sadia.
“Viemos de uma geração onde o homem manda e a mulher obedece. Hoje isto está mudando. Como mudar? Pela educação dentro de casa”, disse Maria Helena. A secretária ressaltou também a questão do bullying nas escolas. "Este tema é um dos que mais chama a atenção dos integrantes das Cipaves (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar). Temos que começar a trabalhar essas mudanças de conceitos senão vamos continuar tentando fazer leis que digam o que pode e o que não pode para os nossos relacionamentos”, frisou.
A secretária encerrou sua participação citando a frase de um menino vítima de bulying. “Ele aprendeu que se respeitar o outro, será respeitado também. E é o que todos queremos. Relações humanas com respeito,” concluiu.
Também participaram do painel Assédio Moral no Serviço Público a senadora Ana Amélia Lemos; a deputada estadual Silvana Covatti; a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher; a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti; a prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas; a prefeita de Camargo, Eliani Mesacasa Trentin; a psicóloga Vilma Arnold; o advogado Eduardo Raupp; e a prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossatto Fredi.
A assembleia geral de verão dos prefeitos gaúchos reuniu cerca de 450 gestores municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, para um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo.
Texto: Ascom SDSTJDH
Edição: Leonardo Nunes/Secom