Secretaria do Meio Ambiente apresenta evolução do projeto Roadmap Climático no South Summit Brazil
Dos 497 municípios do Estado, 311 já abasteceram a plataforma com informações
Publicação:

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) apresentou, nesta quarta-feira (9/4), a evolução do projeto Roadmap Climático dos municípios no RS Innovation Stage, palco do governo gaúcho no South Summit Brazil (SSB) 2025. O evento, correalizado pelo Estado, segue até sexta-feira (11/4) no Cais Mauá, em Porto Alegre. O tema deste ano é resiliência e sustentabilidade.
O Roadmap Climático dos municípios foi apresentado no South Summit Brazil de 2024, também na capital do Rio Grande do Sul, e teve o seu lançamento em novembro do mesmo ano, durante a Conferência do Clima de Baku, no Azerbaijão (COP29).
“O projeto integra as ações de mitigação, adaptação e resiliência do governo do Estado por meio do Proclima 2050. É um exemplo de como a união entre inovação e governança pode gerar bons frutos”, avaliou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann, que mediou o painel. “Por meio da tecnologia e da integração de dados, o Roadmap Climático conecta municípios e Estado no desafio global de combater as mudanças climáticas.”
A iniciativa tem como foco os municípios do RS, que colaboram com a plataforma por meio de informações enviadas pelas Comissões Municipais de Mudanças Climáticas instituídas. Os dados são lançados automaticamente no sistema, que faz o mapeamento das ações em nível local.

A coordenadora do Clima da Sema, Daniela Lara, lembrou que a ação é inédita no país. “Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 311 já abasteceram o Roadmap com seus dados. Todo o projeto foi desenvolvido a partir de uma base científica sólida e, por meio desse diagnóstico, o governo irá desenvolver ações efetivas observando as características e especificidades de cada região”, ressaltou.
O desenvolvimento do Roadmap contou com a parceria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e da Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede).
“A plataforma de compartilhamento de dados espaciais apresenta informações estratégicas para o planejamento territorial e a execução de políticas públicas. Além disso, é uma ferramenta em que todos os dados compartilhados estão disponíveis aos usuários”, contou a gerente do Iede, Maria do Socorro Barbosa.
O Roadmap Climático foi um dos projetos selecionados pelo Conselho Consultivo do Future Fund, vinculado à Under2 – coalização voltada para a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) –, para receber recursos internacionais. A plataforma foi desenvolvida em oito eixos: administrativo; governança; inventário de GEE; análise de riscos e vulnerabilidade; plano de ação climática; educação para a sustentabilidade; atos normativos; e programas e projetos.
“O sistema é uma importante ferramenta de governança para criar um direcionamento, por parte do Estado, aos municípios, que executam a política pública. Dessa forma, o Rio Grande do Sul será mais resiliente dentro do seu território, e um exemplo para outros territórios do mundo”, destacou o coordenador de projetos do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo Corradi, que também participou do encontro.
Acompanhe ao vivo programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025:
Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Felipe Borges/Secom