Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria do Meio Ambiente apresenta evolução do projeto Roadmap Climático no South Summit Brazil

Dos 497 municípios do Estado, 311 já abasteceram a plataforma com informações

Publicação:

Foto do palco com os palestrantes sentados. Marjorie fala ao microfone. Na parte inferior da foto, é possível ver, pelas costas, as pessoas assistindo sentadas à apresentação.
Participantes ressaltaram importância dos dados gerados para a execução de políticas públicas - Foto: Igor Almeida/Ascom Sema

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) apresentou, nesta quarta-feira (9/4), a evolução do projeto Roadmap Climático dos municípios no RS Innovation Stage, palco do governo gaúcho no South Summit Brazil (SSB) 2025. O evento, correalizado pelo Estado, segue até sexta-feira (11/4) no Cais Mauá, em Porto Alegre. O tema deste ano é resiliência e sustentabilidade.

O Roadmap Climático dos municípios foi apresentado no South Summit Brazil de 2024, também na capital do Rio Grande do Sul, e teve o seu lançamento em novembro do mesmo ano, durante a Conferência do Clima de Baku, no Azerbaijão (COP29).

“O projeto integra as ações de mitigação, adaptação e resiliência do governo do Estado por meio do Proclima 2050. É um exemplo de como a união entre inovação e governança pode gerar bons frutos”, avaliou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann, que mediou o painel. “Por meio da tecnologia e da integração de dados, o Roadmap Climático conecta municípios e Estado no desafio global de combater as mudanças climáticas.”

A iniciativa tem como foco os municípios do RS, que colaboram com a plataforma por meio de informações enviadas pelas Comissões Municipais de Mudanças Climáticas instituídas. Os dados são lançados automaticamente no sistema, que faz o mapeamento das ações em nível local.

Foto de Marjorie, sentada, falando ao microfone, de frente.
"O Roadmap Climático conecta municípios e Estado no desafio global de combater as mudanças climáticas", disse Marjorie - Foto: Igor Almeida/Ascom Sema

A coordenadora do Clima da Sema, Daniela Lara, lembrou que a ação é inédita no país. “Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 311 já abasteceram o Roadmap com seus dados. Todo o projeto foi desenvolvido a partir de uma base científica sólida e, por meio desse diagnóstico, o governo irá desenvolver ações efetivas observando as características e especificidades de cada região”, ressaltou.

O desenvolvimento do Roadmap contou com a parceria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e da Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede).

“A plataforma de compartilhamento de dados espaciais apresenta informações estratégicas para o planejamento territorial e a execução de políticas públicas. Além disso, é uma ferramenta em que todos os dados compartilhados estão disponíveis aos usuários”, contou a gerente do Iede, Maria do Socorro Barbosa.

O Roadmap Climático foi um dos projetos selecionados pelo Conselho Consultivo do Future Fund, vinculado à Under2 – coalização voltada para a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) –, para receber recursos internacionais. A plataforma foi desenvolvida em oito eixos: administrativo; governança; inventário de GEE; análise de riscos e vulnerabilidade; plano de ação climática; educação para a sustentabilidade; atos normativos; e programas e projetos. 

“O sistema é uma importante ferramenta de governança para criar um direcionamento, por parte do Estado, aos municípios, que executam a política pública. Dessa forma, o Rio Grande do Sul será mais resiliente dentro do seu território, e um exemplo para outros territórios do mundo”, destacou o coordenador de projetos do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo Corradi, que também participou do encontro.

Acompanhe ao vivo programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025:

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Felipe Borges/Secom

 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul