Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretária recebe representantes do Porto Alegre Convention Bureau para tratar do Centro de Eventos

Publicação:

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, recebeu, na tarde desta terça-feira (31), a presidente do Porto Alegre Convention Bureau, Berenice Lewin, e outros integrantes da entidade para debater o projeto de construção do Centro de Eventos de nível mundial
Secretária recebe representantes do Porto Alegre Convention Bureau para tratar do Centro de Eventos

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, recebeu, na tarde desta terça-feira (31), a presidente do Porto Alegre Convention Bureau, Berenice Lewin, e outros integrantes da entidade para debater o projeto de construção do Centro de Eventos de nível mundial que o Governo do Estado está desenvolvendo.

Segundo Abgail, o Centro de Eventos é uma reivindicação antiga dos setores ligados ao turismo. Desde que assumi a secretaria, me aproximei da governança e do trade para ouvir o que esperavam da nossa gestão. E um equipamento deste porte sempre esteve entre as demandas citadas, uma vez que o Rio Grande do Sul necessitava de um local com essa concepção de nível mundial para tornar mais competitivo o segmento do turismo de negócios e eventos, disse.

A secretária destacou aos participantes da reunião que foram mapeadas diversas áreas em vários pontos da Capital e Região Metropolitana, sendo que os estudos apontaram para três que passarão por uma vistoria técnica para ver sua real capacidade para receber o Centro de Eventos. Chegamos à conclusão que este espaço precisa ser construído em Porto Alegre por ser a Capital, então estamos apresentando como opções o Morro Santa Teresa, a doca turística e o Vida Centro Humanístico que são propriedades do Governo do Estado, afirmou.

O projeto arquitetônico do Centro de Eventos contará com a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, que aceitou o convite feito pelo governador Tarso Genro em recente encontro realizado no Rio de Janeiro. A escolha pelo nome de Niemeyer recai sobre o fato dele representar uma marca incontestável na arquitetura nacional e internacional. É um nome que dialoga com o turismo, uma vez que suas obras atraem olhares de todo o mundo, ressaltou.

A presidente do Porto Alegre Convention Bureau, Berenice Lewin, enalteceu a iniciativa da Setur de levar adiante uma reivindicação que há muito tempo era pautada pelo trade turístico. É sabido que o Rio Grande do Sul  precisa urgentemente de um local que abrigue mais de oito mil pessoas, pois não temos aqui um local com essas proporções. A construção do Centro de Eventos é um objetivo comum para todos nós e vamos trabalhar em conjunto para que ele se concretize.

Já o presidente do Conselho da entidade, Norton Lenhart, afirmou que um projeto desta envergadura só se consolida se houver uma participação efetiva dos setores público e privado e também da comunidade. Se houver uma união dessas três esferas, é sucesso garantido, avaliou. O vice-presidente do Convention, Abdon Barretto Filho, elogiou a ação do governo dizendo que temos de ovacionar o que foi feito até agora e defender os locais que foram colocados à disposição neste momento.

Abgail finalizou dizendo que a intenção da secretaria é transformar Porto Alegre na Capital de Eventos do Mercosul e, com isso, fortalecer a atuação do Convention Bureau.

Algumas características do Centro de Eventos:
Capacidade total de pessoas sentadas: 10.000 - distribuídas em vários auditórios;

Auditório Principal: 4.000 pessoas; 2.500 cadeiras fixas; divisível em pelo menos três salas para 500 pessoas com palco móvel; amplo espaço de circulação para acomodar outras 1500 cadeiras avulsas;

Auditórios Secundários: três salas para 1000 pessoas cada;

Salas de Apoio: 30 salas com capacidade para 50 a 500 pessoas e capacidade total de 3000 pessoas;

Espaço para banquetes ou pequenas exposições: 3.000 refeições simultâneas e possibilidade de receber evento social;

Pavilhão de Exposições: 26.000 metros quadrados e pé direito de 10 metros; divisão em dois pavilhões e dois halls para feiras simultâneas e cabines de credenciamento;

Praça de alimentação: 2.000 pessoas; Cafeterias, buffets, lanchonetes, Espaço Gourmet da culinária dos povos formadores do Rio Grande do Sul, serviços diversos

Estacionamento: 5.000 vagas;

Área construída: 60 a 100 mil metros quadrados

Outros espaços necessários: cabines de tradução simultânea; almoxarifado; lounges; salas de imprensa e apoio; camarins; amplo palco para cenários e espetáculos culturais no auditório principal; construção ecológica, estrutura para tratamento de resíduos, utilização de energias alternativas e reuso da água; acessibilidade universal; tecnologia de comunicação e informação (Wireless, telefonia móvel, etc.).

Texto e foto: Valéria Pereira
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul