Secretaria verifica obras realizadas pela Sanep em barragem na zona sul do RS

Barragem Santa Bárbara vistoria
Secretário Lemos Júnior, a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, e a prefeita Paula Mascarenhas participaram da vistoria - Foto: Gustavo Vara / Prefeitura de Pelotas / Divulgação

Uma visita técnica à barragem Santa Bárbara, na zona sul do RS, foi realizada na sexta-feira (5) por equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), para verificar as obras realizadas com a finalidade de melhorar a segurança operacional e reduzir riscos. Em junho de 2017, o Departamento de Recursos Hídricos da secretaria havia recomendado manutenções preventivas no local.

Logo após as observações, o Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep) reforçou a estrutura. As obras incluíram a colocação de asfalto no coroamento (parte superior da pista que represa a água da barragem), com a finalidade de impermeabilizar o maciço, evitando possíveis infiltrações de chuva. Também houve impermeabilização do vertedouro, limpeza completa do canal de fuga, com retirada de vegetação, e reconstrução das paredes de contenção. Em outra etapa, houve desobstrução dos drenos e correções no talude. Também foram instalados 20 piezômetros, aparelhos que indicam a estabilidade de maciços e drenos.

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, destacou a agilidade dos serviços executados após orientação do relatório da Agência Nacional de Águas (ANA). “Recebi com precisão as informações de tudo que havia sido feito na barragem, todas as obras, manutenções. Tudo o que poderia ser melhorado foi feito pelo Sanep. Este é um assunto que encaramos com seriedade para que não seja esquecido, devido à sua importância”, disse Lemos Júnior.

Barragem S Bárbara maciço
O coroamento, pista que cobre o maciço, foi asfaltado, impermeabilizando a área, o que evita infiltração da chuva - Foto: Angélica Mengue / Prefeitura de Pelotas / Reprodução / Divulgação

A reunião inicial foi no gabinete da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Depois, a comitiva seguiu para vistoriar as obras na Santa Bárbara. A prefeita destacou a importância da visita de órgãos para tranquilizar a população de que a barragem está segura e recebendo a atenção devida. “Este assunto é uma das prioridades do nosso governo e entendo ser fundamental ter o olhar oficial do Estado nestas ações que o Sanep executou, assim vamos conseguir virar esta página. Estamos atentos e vamos seguir as manutenções diárias na barragem que abastece cerca de 60% da cidade”, afirmou Paula.

Na visita, o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, destacou que a autarquia prepara um Plano de Ação Emergencial (PAE) e uma Declaração de Estabilidade (DCE), que irão qualificar o serviço. O processo licitatório para contratação de empresa responsável pelo DCE  já está em andamento. O documento irá indicar as medidas que precisam ser adotadas em caso de situação de risco.

Além do secretário Lemos Júnior, participaram da visita a diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Paulo Renato Paim, e o técnico da Divisão de Outorga, Rogerio Fontoura da Sena. Também acompanharam a reunião no gabinete da prefeita o chefe de gabinete do governo do Estado, Paulo Morales; o vice-prefeito Idemar Barz; o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares; o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia; e o secretário de Qualidade Ambiental de Pelotas, Felipe Perez.

A barragem

Barragem Santa Bárbara aérea
Sanep, empresa de abastecimento de água da cidade, realizou melhorias de acordo com relatório da ANA - Foto: Rodrigo Soares / Prefeitura de Pelotas / Reprodução / Divulgação

A Sanep tem quatro pontos de captação de água. Um deles é a Santa Bárbara. A barragem, conforme a Sanep, tem 352 hectares inundados e 359 hectares de proteção. A profundidade da bacia de acumulação varia de três a quatro metros. O volume de água estimado chega a 10 bilhões de litros. Tem como finalidade fornecer água bruta para a unidade de tratamento da ETA Santa Bárbara e para a zona industrial da cidade.

Texto: Ascom Sema
Edição: Marcelo Flach/Secom