Secretário Agostinho Meirelles detalha aos prefeitos o Programa de Dação em Pagamento

agostinho famurs dação em pagamento
Secretário disse que a equipe da SAAM está à disposição dos prefeitos para esclarecimentos na etapa de adesão - Foto: Caco da Motta / SAAM

O programa de Dação em Pagamento de Bens Imóveis Pertencentes ao Estado para Quitação de Débitos com os Municípios foi apresentado pelo secretário Agostinho Meirelles nesta sexta-feira (14/2) durante a Assembleia de Verão da Famurs em Capão da Canoa.

A secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) coordena o grupo técnico que elaborou o programa que teve a lei sancionada na última quinta-feira (13/2) no mesmo fórum de prefeitos no Litoral Norte. “Começamos 2020 com um avanço relevante na criação deste programa que poderá atender aos municípios interessados”, disse o secretário.

Agostinho Meirelles explicou todas as etapas do sistema de pagamentos com bens imóveis para quitação de dívidas não empenhadas da saúde no valor de R$ 468 milhões dos exercícios de 2014 a 2018. Nove etapas foram cumpridas numa força conjunta da SAAM, SES, Seplag, Sefaz, PGE, Casa Civil e representantes da Famurs.

Agora, após a apresentação ao GT e finalização da minuta do decreto, o programa estará apto legalmente para adesão dos municípios. “A equipe da SAAM está à disposição dos prefeitos para esclarecimentos e apoio nesta etapa do processo”, afirmou Meirelles.

O fluxo da solicitação começa quando o município interessado protocola o Formulário de Adesão junto à SAAM. A Famurs também vai dar o apoio técnico aos prefeitos interessados no programa.

Texto: Caco da Motta/Ascom SAAM