Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário Branco é painelista de fórum para empresários na Itália

Publicação:

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco, participa nesta quarta-feira (14), do painel sobre Políticas Inovadoras para Promover a Competitividade Regional que ocorre no 3º Fórum Mundial do Desenvolvimento Econômico, que está em andamento em Turim, na Itália. O painel, que terá como moderador Pedro Valadares, analista técnico do Sebrae nacional, conta ainda com outros painelistas, como Maria Cristina Papetti, da área de sustentabilidade de projetos da Enel Spa (Itália), Bernardo Pacheco, professor da Universidade de Lisboa (Portugal), Helder Salomão, deputado federal (Brasil) e Vinicius Farah, prefeito de Três Rios (RJ - Brasil).

Um segundo painel avalia a função dos Atores Econômicos e Agregação de Valor na Economia Local. O 3º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local foca em três eixos temáticos principais: 1. Competitividade regional e inovação para um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo; 2. Geração de emprego local: um caminho para o crescimento inclusivo e trabalho decente; 3. Urbanização sustentável: estratégias de desenvolvimento econômico para a criação de vínculos em âmbito rural e urbano. A apresentação de painéis e as sessões plenárias prosseguem até sexta-feira (16). 

Em sua exposição, no âmbito do tema proposto para o painel, Fábio Branco, aborda aspectos sobre o polo naval e seus reflexos no município de Rio Grande e sobre o projetado cluster de saúde na região do Vale do Rio dos Sinos. Na área de atração de tecnologia, Branco fala ainda de temas ligados ao complexo aeroespacial e de defesa, em instalação em Santa Maria, no centro do estado e tecnologia de informação, que tem no Global Tecnopuc um de seus vetores. A robótica, a produção de painéis para captação de energia solar e os diferentes parques eólicos estarão no rol das iniciativas que o secretário gaúcho debate como experiências exitosas no Rio Grande do Sul e que são fundamentais para modificar a situação econômica de uma região.

O Fórum Mundial avança no diálogo global sobre o tema por meio da troca de experiências e de pontos de vista de um elevado número de participantes de diferentes países e que buscam identificar boas praticas de desenvolvimento econômico local bem sucedido.


Texto: Ascom SDECT
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul