Secretário da Cultura lamenta morte do escritor Moacyr Scliar
Publicação:
O Estado do Rio Grande do Sul pranteia a morte de um dos seus mais brilhantes intelectuais de todos os tempos. Moacyr Scliar foi, ao mesmo tempo, o autor proeminente, o modelo do escritor profissional, o incentivador de novos talentos e, ainda, um operoso membro da comunidade médica.
Seus mais de 70 livros constituem uma síntese das diferentes culturas brasileiras. Publicado em dezenas de idiomas, traduziu, como poucos, a multiplicidade de nosso País, a par do acurado tratamento das circunstâncias da imigração judaica.
Escritor que permaneceu no Rio Grande do Sul por escolha e decisão, Moacyr Scliar era profundamente gaúcho em seu ethos e sua temática, mesmo quando suas ficções o levavam a outras paragens.
Oura razão, e não menos importante, de lembrar seu nome, é a efetiva contribuição que deu ao Estado no campo da saúde pública. Profissional respeitado internacionalmente, esteve sempre presente em todas as campanhas de esclarecimento da nossa população. E isso ele o fez não apenas em suas colunas de jornal, mas também por sua ação efetiva na Secretaria da Saúde.
Nosso Estado está enlutado, e neste momento, apresenta sua mais profunda solidariedade à Judith, ao Beto e todos os demais familiares.
Luiz Antonio de Assis Brasil
Secretário de Cultura do Estado