Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário da Educação reúne-se com 180 diretores de escolas em Alvorada

Publicação:

27.08.13: Secretário Jose Clovis de Azevedo participa de formação de diretores na escola de Educação Básica Gentil Viegas.
Formação de Diretores - Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini

O secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, reuniu-se nesta terça-feira (27), em Alvorada, com aproximadamente 180 diretores e vices das 90 escolas que abrangem a 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) composta por cinco municípios (Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão). O encontro aconteceu no auditório da Escola Estadual Gentil Viegas, instituição que não aderiu à greve do magistério.

Azevedo falou sobre a Democratização do Sistema Educacional e a Esfera Pública na Educação, enfatizando os eixos da gestão 2011-2014 que são a recuperação física da rede e modernização tecnológica, reestruturação curricular e formação continuada qualificação e democratização da gestão e valorização profissional. A educação no Rio Grande do Sul avança, em todas as esferas, e o governo do Estado busca a qualificação do ensino para todos, disse. Também informou que a pasta já realizou 62 obras com investimento de R$ 19,6 milhões nos municípios da 28ª CRE, beneficiando quase 50 mil alunos.



O secretário também abordou as três dimensões da democratização da escola - democratização do acesso, da gestão e do acesso ao conhecimento e permanência - e a nova Lei de Gestão Democrática. A norma regulamenta as práticas da direção e comunidade escolar como a participação da população nas decisões, eleição direta por chapa para a direção da escola, eleição dos Conselhos Escolares e o funcionamento da escola como coletivo.

O titular da Seduc destacou tarefas típicas que os gestores escolares devem realizar como a construção do coletivo da escola, viabilização de espaços de estudo e discussão, mediação de conflitos, garantia de acesso de todos às informações, estimulo à organização dos segmentos, acompanhamento das diferentes instâncias da escola e a consolidação da escola como um espaço público. A escola deve ser um laboratório da democracia, disse.

Visitação
Após a palestra, o secretário conheceu as dependências da escola que abrigou o evento. A instituição atende 3.390 alunos - sendo a maior escola do Estado em número de alunos, com 130 servidores entre professores e funcionários. Alunos do Programa Mais Educação abriram a atividade com uma apresentação de dança.

Texto: Ane Daniele Paulon
Foto: Pedro Revillion - Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul