Secretário de Educação discute alternativas para o Ensino Médio com Dermeval Saviani
Publicação:
Alternativas para o Ensino Médio foi a pauta da reunião do secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, e o doutor em filosofia da Educação, Dermeval Saviani. O encontro, que contou com a participação o corpo técnico da pasta, ocorreu na Secretaria na noite da terça-feira (8). Saviani é um dos autores que embasam a proposta de reestruturação curricular elaborada pela Seduc.
O secretário Jose Clovis de Azevedo fez um breve relato do quadro das escolas gaúchas e dos índices de reprovação e evasão do Ensino Médio. Após, sintetizou a proposta da Pasta que tem como base a politecnia. Para Saviani, um dos problemas do Ensino Médio é a não estruturação para absorver adequadamente os alunos que saem do fundamental. O nó do Ensino Médio é que ele está entre o fundamental e o superior sem uma identidade clara, disse Saviani.
O doutor em filosofia da Educação informou, ainda, que é preciso ultrapassar a dicotomia entre a cultura literária e humana versus cultura cientifica. O lugar do Ensino Médio não é pendular entre a formação geral e profissional. E sim possibilitar o entendimento entre as relações do conhecimento, criando as bases para uma profissão consistente. O papel do Ensino Médio é explicitar como a ciência se converte em potencial produtivo, ressaltou Dermeval Saviani. A politecnia é uma alternativa para a construção de um Ensino Médio inovador.
Dermeval Saviani é formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da Educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação (UNICAMP, 1986), tendo realizado estágio sênior na Itália em 1994-1995. De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Desde 1967, é professor no ensino superior. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na UFSCAR, PUC-SP e UNICAMP, diretor associado da Faculdade de Educação da UNICAMP, professor titular colaborador da USP (campus de Ribeirão Preto) e sócio-fundador da ANPED, CEDES, ANDE, CEDEC e SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação), da qual foi o primeiro presidente.
Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação e recebeu da UNICAMP o prêmio Zeferino Vaz de produção científica. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da UNICAMP e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). Em 2008, vence o Prêmio Jabuti na categoria educação, psicologia e psicanálise com o livro História das idéias pedagógicas no Brasil.
Texto: Ane Daniele Paulon
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305