Secretário de Obras apresenta o PAC Mobilidade em Canoas
Publicação:
O secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, apresentou, nesta sexta-feira (29), o Programa PAC Mobilidade Grandes Cidades para a Região Metropolitana de Porto Alegre, durante reunião-almoço do Fórum das Entidades de Canoas. No evento, o gestor explicou como está sendo desenvolvido o projeto para o Rio Grande do Sul, onde serão investidos R$ 2,4 bilhões nas obras. Para o município serão disponibilizados quase R$ 200 milhões.
Busato explicou que o projeto prevê em Canoas o remanejo da linha do Trensurb, com o rebaixamento do trem no centro da cidade. Além disso, falou sobre as obras em outros dez municípios, como em Sapucaia do Sul e São Leopoldo, onde serão feitas melhorias nas redes de conexão. Estamos finalizando o projeto que reúne as informações de todas as obras em um único projeto que será entregue ao Governo Federal, no dia 12 de maio. A partir daí, teremos que aguardar a aprovação.
Na ocasião, o secretário destacou a importância da participação das entidades na divulgação do Programa. Necessitamos mobilizar o maior número de pessoas para que a população e o Governo compreendam o significado deste projeto que irá mudar a rotina da Região Metropolitana melhorando a qualidade de vida. Os integrantes do Fórum se comprometeram em realizar uma série de eventos envolvendo outras entidades para disseminar as ações do PAC Mobilidade.
PAC Mobilidade Grandes Cidades
O programa PAC Mobilidades Grande Cidades é uma iniciativa do Governo Federal, que tem caráter corretivo de investimento em obras de infraestrutura de transporte de média e alta capacidade nos maiores centros urbanos do país, onde se concentram os principais problemas de mobilidade urbana. A ação visa requalificar e implantar sistemas estruturantes de transporte público coletivo, ampliando a capacidade e promovendo a integração intermodal, física e tarifária do sistema de mobilidade na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Texto: Raissa de Deus
Edição: Redação Palácio Piratini (3201-4305)