Secretário participa do encerramento da Expofeira, em Bagé
Publicação:
No discurso de lançamento oficial da 101ª Expofeira de Bagé neste domingo (13), dia que também marcou o encerramento do evento, o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi disse apostar no diálogo dos principais projetos de desenvolvimento das cadeias produtivas do campo no Estado. Referia-se, em especial, à identificação individual do rebanho gaúcho, projeto retirado da Assembléia Legislativa pelo governo do Estado para ampliar o debate na perspectiva de aprová-lo em consenso.
Entusiasmado com o bom momento da agropecuária, que deve ajudar o RS a crescer o dobro do país este ano, Mainardi acredita na mudança de paradigma e no aumento da renda que as tecnologias e a pesquisa têm trazido às pequenas, médias e grandes propriedades. Para exemplificar, falou da política estadual de irrigação, aprovada semana passada no Legislativo gaúcho.
Na genética, deu destaque ao programa de inseminação artificial Dissemina que chegará até o ano que vem a mais de 200 municípios, melhorando qualidade dos bovinos de leite e de corte. São o diálogo, a troca de opiniões, as divergências, por exemplo, com as cadeias produtivas que nos ajudam a criar, em conjunto, políticas públicas de desenvolvimento do campo. Precisamos, às vezes, dar um passo atrás para, em seguida, dar dois à frente, disse.
O Brasil, na opinião do secretário, nunca viveu uma época tão fértil na produção primária, da agricultura familiar ao agronegócio. O aumento de recursos para crédito - de R$ 16 para R$ 180 bilhões, nos últimos dez anos -, o investimento em tecnologia, em pesquisa e extensão rural, com a recuperação da Emater e da Fepagro no Estado, fazem do país um dos principais em produção de alimentos para o mundo.
E se quisermos acessar mais mercados e competir na carne, por exemplo, que já é de excelente qualidade aqui em Bagé e região, precisamos implantar essa tecnologia (rastreabilidade). O Uruguai já faz isso e hoje vende para mais de 140 lugares no mundo. Acredito que o melhor sistema é o deles. Isso mudará o sistema da gestão da propriedade. Mas queremos que seja construindo por consenso.
O vice-presidente da Federação Estadual da Agricultura (Farsul), Gedeão Pereira, concordou com Mainardi quanto ao diálogo e à construção coletiva. Ele disse que governo e agropecuaristas gaúchos vivem período histórico. Integrante do Conselho Econômico e Social, o chamado Conselhão, Pereira credita a afinidade ao debate no campo das idéias. Hoje conseguimos sentar e debater políticas para o setor que contribuam com o desenvolvimento tanto do campo quanto da economia, sem entrar em embates do passado, afirmou.
A Expofeira de Bagé, em sua 101ª edição, é uma das mais antigas do país. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, é um dos principais eventos de atração turística da Campanha.
Texto: Daniel Cóssio
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305