Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seduc conhece projeto de crédito fundiário para egressos de escolas agrícolas

Publicação:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suepro) conheceu, nesta terça-feira (06), o projeto Nossa Primeira Terra, do Programa Nacional de Crédito Fundiário. O projeto é uma linha de financiamento especial, criada pelo Governo Federal dentro do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PCNF), que tem como objetivo possibilitar aos jovens a oportunidade de permanecer no campo e contribuir para o desenvolvimento rural.


A diretora do Departamento Pedagógica (Dipeg) da Suepro, Sinthia Mayer, o diretor do Departamento Técnico (Ditec) da Suepro, Fritz Roloff, a assessora para educação no campo da Direção Geral (DP) da Seduc, Nancy Pereira e a assessora do Dipeg, Iara Aragonez conversaram sobre a proposta de convênio com o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, (MDA) Nilton Pinho de Bem.

Pela proposta os jovens egressos das 24 escolas técnicas agrícolas da rede estadual teriam entrada neste financiamento que visa atender a jovens sem terra, filhos de agricultores, na faixa etária de 18 a 24 anos que desejem adquirir uma propriedade rural. De Bem afirmou que o projeto permite a construção de uma perspectiva de horizonte profissional para os alunos das escolas agrícolas.

Entre as sugestões debatidas esteve a produção de um trabalho de conclusão por parte dos alunos, na disciplina de cooperativismo ou gestão rural para participação em uma das 100 vagas previstas inicialmente. O trabalho seria o projeto técnico da propriedade objeto de financiamento.

Roloff apresentou a idéia de constituir um projeto-piloto em uma das escolas agrícolas. A diretora pedagógica da Suepro ressaltou a importância de se realizar uma vivência, um contato para que os jovens interessados conheçam propriedades que se utilizaram do Nossa Primeira Terra. Na reunião foi encaminhado um encontro com os diretores e professores da área técnica das escolas agrícolas no final de setembro, para apresentação do projeto.

Texto: Raíssa de Deus
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul