Seduc oferecerá aperfeiçoamento em EJA em parceria com a UFRGS e MEC
Publicação:
Em agosto de 2011, a Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul prevê iniciar o curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e com o Ministério da Educação (MEC). A iniciativa foi proposta pela Faced à Assessoria da EJA do Departamento Pedagógico da Seduc.
O curso, com 390 horas de carga horária, oferecerá 45 vagas, exclusivamente a professores de EJA da rede estadual da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Porto Alegre. Os critérios para seleção dos interessados serão definidos, priorizando o profissional que atua em sala de aula, com esta modalidade de ensino.
A ideia, segundo Adriana Soares Rodrigues, coordenadora-adjunta da EJA, é retomar a parceria com a UFRGS em relação à formação continuada de educadores que se dedicam à EJA. A formação continuada é um dos eixos que norteiam a gestão da Seduc para a gestão 2011-2014. Outras iniciativas para oferecer aperfeiçoamento a educadores da EJA estão em análise e poderão ser implantadas na rede estadual em parceria da Seduc com outras universidades.
Adriana enfatiza que o curso propõe trabalhar temas que se constituem em desafio para a ação pedagógica na educação de jovens e adultos, como a metodologia do ensino na EJA visando à permanência do aluno na escola e à diminuição no número de estudantes evadidos. A programação inclui seminários e uma permanente provocação da relação entre a teoria e o cotidiano da EJA, por meio de ações locais, a serem desenvolvidas em escolas da Capital.
De acordo com dados do Censo Escolar 2010, foram matriculados na EJA 90.228 jovens e adultos, com maior concentração no ensino médio. A modalidade é oferecida em mais de 200 escolas da rede.
Texto: Patrícia Coelho
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305