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Seduc realiza formação do Programa de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento

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Os mais de 290 alfabetizadores e representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que participam do I encontro de formação do Programa de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento dos anos iniciais do Ensino Fundamental concentram os estudos, nesta quarta e quinta-feira (5 e 6) nas quatro áreas do conhecimento: matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. A formação é realizada no Porto Alegre City Hotel, na Capital, numa iniciativa do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação.

As aulas específicas são ministradas, respectivamente, pelos professores Lenir dos Santos Moraes, Isabel Pedroso de Medeiros, Laura Terezinha Pereira e Antonio Carlos Castrogiovanni. Além do curso, os professores acompanham relatos de colegas, que socializam experiências de sala de aula relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

Progressão continuada
O tema da progressão continuada nos anos iniciais já vem sendo discutido na rede estadual desde o primeiro semestre, quando foram realizados nove seminários Regionais sobre o tema. A formação é a segunda etapa no processo de implantação da progressão nos anos iniciais na rede estadual. A adoção é uma orientação de diretrizes e normas dos conselhos federal e estadual de Educação.

O objetivo é discutir as propostas de implantação da progressão continuada na Alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ao 3º ano. A proposta do Programa parte da concepção de que todo aluno tem condições de aprender e visa superar a aprovação/reprovação, por meio de um currículo interdisciplinar e de um modo de aprendizagem que leve em conta uma maior mobilidade das crianças em sala de aula, explorando linguagens artísticas, materiais que ofereçam oportunidades de raciocínio, por meio do manuseio e exploração de suas características e propriedades.

Texto: Patrícia Coelho
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

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