Segunda edição do Cenas Diversas aborda a estética LGBT
Publicação:

Teatro, exibição de filme, oficina e debate sobre a estética gay estão na programação da Cena LGBT, que ocorre de terça (23) a quinta-feira (25) em vários espaços da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na segunda edição do projeto Cenas Diversas. Todas as atividades são gratuitas. Idealizado pelo diretor da CCMQ, Jessé Oliveira, o Cenas Diversas celebra, abre espaço e promove o diálogo sobre a diversidade estética por meio da arte.
Uma das atrações do Cena LGBT é o espetáculo Love me Boy - Kill me Machine, da Cia. Espaço em Branco, na terça-feira (23), no Teatro Carlos Carvalho. O trabalho foi escrito entre os anos 2006 e 2008 como uma carta enviada ao futuro sobre o corpo gay. No texto, o encenador e performer João Ricardo faz um contraponto entre Alan Turing, cientista, matemático e pioneiro no estudo da inteligência artificial, que foi personagem principal do filme O Jogo da Imitação, de Morten Tyldum, e o supercomputador Hal9000, visto como vilão do filme 2001: uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.
Na quarta-feira (24), João Ricardo volta à cena em Prata Paraíso, também no Teatro Carlos Carvalho. Inspirado na obra Pterodátilos do dramaturgo estadunidense Nicky Silver, um jovem artista gay e portador do vírus HIV decompõe a realidade luxuosa de sua família e de si mesmo, em uma obra grotesca dedicada à transitoriedade de tudo. A performance é composta por três estudos, tendo a morte (a doença - contaminação, o matar e o morrer) como tema e ponto de articulação entre o texto teatral e a nuvem de referências geradas durante o processo.
Ainda na quarta, a Casa de Cultura Mario Quintana apresenta Borboletas de Sol de Asas Magoadas, onde os espectadores são apresentados ao cotidiano de um homem que vive num universo totalmente feminino, o travesti Bety. Além de segurar a encenação sozinha, a atriz Evelyn Ligocki dirige a peça, em parceria com Celina Alcântara. Para compor o personagem, Evelyn trabalhou nas ruas de Porto Alegre diretamente com as 'monas', entrevistando-as e participando como observadora do cotidiano do grupo. Nas calçadas e casas, conheceu as histórias, os trejeitos, as gírias, os rancores e os desejos retratados por Bety. A atriz encontrou material para seu trabalho também na Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul (Igualdade), que defende a cidadania dessa parcela da população. Por este trabalho, a atriz recebeu o prêmio Atriz Revelação e foi indicada ao Qualidade Brasil 2006 - Melhor Atriz de Comédia - SP, concorrendo com atrizes como Zezé Polessa e Arlete Salles.
Não Conte a Ninguém será apresentado na quinta (25), no Teatro Carlos Carvalho. A montagem fala sobre amor, retratando a vida de três adolescentes que vivem as experiências de suas paixões e os dilemas da sexualidade. A história gira em torno de Deco e seus amigos Bebel e Igor, que relatam suas dúvidas e descobertas. A peça também aborda temas como a violência doméstica e o suicídio, tocando em pontos cruciais do funcionamento da sociedade contemporânea. O texto é de Ricardo Corrêa e a direção e produção de Paulo Guerra. No elenco Áquila Mattos, Renata Stein e Roger Santos.
PROGRAMAÇÃO DO CENAS DIVERSAS - EDIÇÃO CENA NEGRA
Terça-feira (23)
20h30 - Espetáculo Love me Boy - Kill me Machine
Local: Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ)
Entrada gratuita.
19h30 – Exibição do curta Maria Helena - A Mulher de Todos (Brasil – 17 minutos – 2015). Direção de Cristiano Sousa.
Local: Sala Eduardo Hirtz.
Entrada gratuita.
Sinopse: Maria Helena é uma mulher desejada por todos. Explorada por seu cafetão Marcelão, que exige que a mesma realize filmes adultos estilo gangbang, decide abandonar tudo em busca do amor verdadeiro.
Ficha Técnica:
Direção, roteiro e montagem: Cristiano Sousa.
Elenco: João Carlos Castanha, Mário Cardona, Levi Vieira, Petruquio Pamplona e Thiago Lopes.
Fotografia: Alisson Fernandes de Aguiar.
Som: Levi Vieira e Mário Cardona.
Produção: Cristiano Sousa, João Carlos Castanha, Levi Vieira e Petruquio Pamplona.
Quarta-feira (24)
19h - Espetáculo Prata Paraíso
Local: Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ)
Entrada gratuita.
20h30 - Espetáculo Borboletas de Sol de Asas Magoadas
Local: Teatro Bruno Kiefer.
Entrada gratuita.
Quinta-feira (25)
18h - Debate Existe uma estética gay?, com os atores Evelyn Lgocki, João Ricardo e Renato Del Campeão.
Local: Auditório Luis Cosme (4º andar da CCMQ).
Entrada gratuita.
20h30 - Espetáculo Não Conte a Ninguém
Local: Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ). Entrada gratuita.
Texto: Roberta Amaral/ Ascom CCMQ
Edição: Léa Aragón/ Secom