Segurança amplia uso da tecnologia no monitoramento de grandes eventos
Publicação:

O total emprego dos recursos tecnológicos é considerado prioridade pela Secretaria da Segurança Pública, dada à necessidade de melhoria dos serviços prestados à população. Os turistas que se deslocaram para o Litoral Norte neste feriado e as pessoas que participaram do Carnaval de Rua de Porto Alegre puderam observar a mudança nas rotinas do policiamento ostensivo pela presença constante das Plataformas de Observação Elevada (POE) junto ao efetivo.
A ação faz parte de uma diretriz estabelecida pelo secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, nas primeiras reuniões de trabalho da nova gestão da SSP. “Dispomos da tecnologia e iremos usá-la. Os efetivos devem ser coordenados e direcionados de forma pontual, onde realmente há a possibilidade da ocorrência de um delito”, afirmou o secretário durante a reunião de avaliação das operações de verão ocorrida em Capão da Canoa na sexta-feira (30).
Uma plataforma foi instalada no Litoral Norte no último final de semana, em decorrência do festival Planeta Atlântida e do grande número de turistas que se deslocaram para a região no feriado. Outra unidade foi usada nas festividades ocorridas no bairro Cidade Baixa e na Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre.
No segundo semestre de 2014, as POEs foram utilizadas em seis eventos, número superado somente com os dias em que estiveram em operação no mês de janeiro. As plataformas estarão presentes durante todo o calendário do Carnaval na capital. O planejamento da diretoria do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da SSP prevê que uma unidade fique destinada ao cronograma pré-estabelecido, enquanto as outras sirvam para atender demandas extraordinárias, conforme a necessidade.
Ao todo, o governo do Estado possui dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICC-M) e três POEs – duas destinadas à Brigada Militar e uma a serviço da Polícia Civil. Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Justiça, como parte dos investimentos de Segurança Pública para a Copa do Mundo de 2014.
Como opera a POE
As POEs são equipadas com câmeras com alcance de até três quilômetros, em 360 graus. As imagens podem ser transmitidas ao vivo, diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Porto Alegre. A tecnologia das câmeras possui resolução Full HD, com operação no espectro de infravermelho.
Nelas, dois operadores monitoram a movimentação, auxiliando o trabalho das forças policiais, identificando situações de risco, tornando a capacidade de resposta mais eficaz. O equipamento possui sensores de medição digital da velocidade e direção do vento, conexão wireless, sistema de gravação e armazenamento digital de vídeo. A POE pode, inclusive, fazer a contagem do público presente em um evento.
Veja o calendário de operação das POEs durante o Carnaval de Rua de Porto Alegre:
07 de fevereiro – Lima e Silva x Perimetral
08 de fevereiro – República x João Alfredo
14 de fevereiro – Praça Garibaldi
21 de fevereiro – Rótula das Cuias
22 de fevereiro – Rótula das Cuias
28 de fevereiro – Praça Isabel a Católica
01 de março – Rótula das Cuias
07 de março – Praça Isabel a Católica
08 de março – República x João Alfredo
Texto: Claiton Silva
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação