Segurança capacita para operações de fronteira em Pelotas
Publicação:

A 3ª edição do curso de Unidades Especializadas de Fronteira Nível Operador, via Departamento de Ensino e Treinamento (DET) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foi aberta nessa terça-feira (22) em Pelotas. A capacitação é dirigida a agentes da área da segurança pública para atuarem como operadores em ações de fronteira, atendendo o programa Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras). O programa visa a fortalecer a prevenção, o controle e a repressão dos crimes transfronteiriços e àqueles praticados na faixa de fronteira do Brasil.
O curso vai ser ministrado até 1º de outubro e é direcionado para policiais da Brigada Militar, Policia Civil, Exército Brasileiro e da Polícia Uruguaia. Nesta edição, 33 policiais estão sendo qualificados para o trabalho nas fronteiras e vão atuar nas unidades especializadas, nos estados que fazem fronteira com países sul-americanos, que se caracterizam por grande extensão fronteiriça, pelo tráfico de drogas, armas, pelos produtos de contrabando e descaminho, saída de veículos roubados/furtados, crimes de invasão de divisas, tráfico de pessoas, animais silvestres, entre outros. Durante o ano estão previstas cinco edições do curso.
Entrega de certificados
Nessa terça-feira (22), o DET também fez à entrega de 462 certificados a servidores das vinculadas da SSP, dos quais 301 para Brigada Militar, 109 para a Polícia Civil, 41 da Susepe e 11 do IGP. De acordo com o diretor do departamento, tenente coronel André Luiz Córdova “a ação visa a possibilitar que cada servidor usufrua dos direitos vinculados a uma série de cursos realizados entre 2008 e 2014”, afirmou. Uma primeira remessa com 329 certificados já havia sido entregue, no mês de agosto passado (9 Susepe, 108 PC, 183 BM e 29 IGP). No total 791 comprovantes foram emitidos.
Texto: Cristiane Viegas/SSP
Edição: Léa Aragón/Secom