Segurança no campo é debatida em audiência pública em São Gabriel
Publicação:
Ao participar de audiência pública proposta pelo Sindicato Rural de São Gabriel, nessa terça-feira (27), em São Gabriel, o secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, afirmou que Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil (PC) estão mobilizadas para garantir a segurança no campo e que a questão é prioritária para o Estado. Nosso parâmetro de atuação será sempre a lei. As ações da Segurança estão focadas na redução dos indicadores de criminalidade, tanto nas áreas urbanas quanto nas zonas rurais, completou.
Entre as medidas para combater os crimes no campo, destacam-se a proposta de criação da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Rurais, a exemplo da existente em Bagé. Além disso, foi firmada parceria com outras secretarias de Estado, Farsul e Famurs para o compartilhamento de informações que fortaleçam, mobilizem e dêem continuidade aos processos de fiscalização, prevenção e segurança. Desde agosto passado, o tema é debatido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e pela Farsul.
Como sinal do comprometimento do Estado com a questão, foi entregue uma caminhonete Ranger 4 x 4 para reforçar o policiamento urbano e rural em São Gabriel. Em fevereiro, outros dois veículos leves deverão ser entregues ao município. Goularte ressaltou que, mesmo com as dificuldades orçamentárias do Estado em 2007 e 2008, o governo do Estado entregou 991 novas viaturas, 7 mil coletes à prova de balas e nomeou 3.110 servidores para a Segurança nos últimos dois anos, mostrando a excelência da gestão Yeda Crusius.
Para este ano, o secretário destacou que R$ 186,8 milhões serão investidos na pasta, com 300 novas viaturas sendo entregues ainda no primeiro trimestre à PC, à BM, à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e ao Instituto-Geral de Perícias (IGP). No total, serão adquiridas 540 viaturas em 2009 com recursos exclusivamente do Tesouro do Estado. Goularte citou ainda a abertura de concurso público para mais 3 mil novos policiais militares, 500 escrivães e agentes e 157 novos delegados de polícia.
Goularte enfatizou que a reunião em São Gabriel representou mais um passo na construção de ações integradas entre SSP, prefeituras e entidades rurais para qualificar o combate à violência no campo. O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, elogiou as iniciativas do governo do Estado e disse que as medidas precisam ser reforçadas com a participação e o interesse de prefeituras, do Judiciário, de entidades de classe e comunidades.
Participaram também da audiência o comandante-geral da BM, coronel João Carlos Trindade Lopes, o ouvidor da Segurança, Adão Paiani, o delegado regional da Polícia Civil, Sezefredo Lopes, e o diretor do Departamento de Gestão da Estratégia Operacional da SSP, tenente-coronel Marco Antônio Moura dos Santos.