Seinfra e CEEE apontam irregularidades em hortos florestais
Publicação:
A CEEE Distribuição, após investigação iniciada em abril deste ano, apontou irregularidades nas empresas contratadas para realizar serviços em dois de seus hortos florestais e usinas de preservação de madeira, localizadas em Alegrete e Charqueadas.
De acordo com relatórios de vistoria e auditoria realizados pela CEEE-D, as empresas arrematantes que venceram os leilões, realizados em 2010, de prestação de serviço para as unidades de Alegrete e Charqueadas cometeram diversas irregularidades, causando prejuízos financeiros à Companhia, que podem chegar a R$ 10 milhões. Em Alegrete, chegou a ser montada uma madeireira dentro do horto florestal, que retirou, beneficiou e vendeu 174 mil dormentes, faturando indevidamente R$ 12 milhões, denunciou o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.
Segundo os documentos, houve retirada de materiais (madeira) não previstos ou acima da quantidade determinada no edital de leilão; uso da área da empresa para confecção de dormentes; uso não autorizado de madeiras utilizadas pela CEEE-D para confecção de postes, mortos e cruzetas e até mesmo a existência de uma serraria instalada dentro de um dos hortos, de onde saíam também materiais sem emissão de documento fiscal.
De imediato, por determinação do secretário, a CEEE rescindiu os contratos com as duas empresas e suspendeu por tempo indeterminado os demais contratos com outras prestadoras de serviço que atuavam nestes hortos florestais. Instauramos uma comissão de sindicância para apurar as responsabilidades, estamos preparando ações de reparação dos prejuízos e, diante do evidente cometimento de crime, vamos entregar, na próxima semana, os relatórios ao Ministério Público Estadual, afirmou Beto Albuquerque.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305