Selo Ambiental/RS marca o Dia Mundial do Meio Ambiente no Estado
Publicação:
A governadora Yeda Crusius assinou, nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, decreto instituindo o Selo Ambiental RS, com o objetivo de fomentar a proteção ao meio ambiente, a educação ambiental e a utilização sustentável dos recursos ambientais. Pelo decreto, também fica constituída uma comissão, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, que terá como atribuição elaborar e propor diretrizes ambientais e disciplina jurídica do Selo Ambiental. Farão parte da comissão representantes de órgãos e entidades da administração estadual e da sociedade civil. Os trabalhos devem ser concluídos em 60 dias a partir da publicação do decreto no Diário Oficial do Estado.
O selo faz parte de programa de governo que visa a estimular as boas práticas ambientais. Nesta quinta-feira (5), também em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, houve plantio de árvores no Parque da Harmonia e a coleta de seis toneladas de lixo do Guaíba, eventos promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente, com apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher, Comitê do Meio Ambiente BPW Porto Alegre e Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O objetivo do Selo Ambiental/RS é o de fomentar a proteção do meio ambiente, a educação ambiental e a utilização sustentável dos recursos naturais tornando-se a forma pela qual o governo do Estado reconhecerá as práticas ambientais corretas praticadas tanto pelas pessoas físicas quanto pelas jurídicas, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes.
Segundo o secretário, o Selo Ambiental/RS visa a estimular ações de sustentabilidade ambientais e de ações ambientalmente corretas, seja pela educação ambiental, utilização de recursos renováveis e de matéria-prima reciclável na produção agrícola e industrial, produção de materiais que não afetem o meio ambiente ou possam ser reintegrados ao ciclo da produção, seja na realização de pesquisas e utilização de tecnologias de produção mais limpa ou de baixo impacto ambiental, ou, ainda, pela redução de resíduos e racionalização do uso da água e energia.
No mesmo ato, foram plantadas 30 mudas de espécies nativas do projeto Árvore é Vida, conduzido pela Coordenadoria Estadual da Mulher e Comitê do Meio Ambiente BPW Internacional, BPW Brasil e BPW Porto Alegre. Simultaneamente, em 200 municípios do Estado ocorreram plantios similares, com a distribuição de 321 mil mudas de plantas nativas cedidas pela secretaria. Também apoiaram o evento e o projeto Árvore é Vida, Famurs e Emater-RS/ASCAR.
Lixo recolhido
Pescadores da Colônia Z5 da Ilha da Pintada, utilizando 38 barcos, recolheram seis toneladas de lixo no Guaíba, evento que também foi realizado simultaneamente em outras colônias de pescadores no Estado. O lixo levado para a orla do Guaíba na Usina do Gasômetro foi recolhido pelo DMLU da Prefeitura de Porto Alegre. Neste ano, além de peças de automóveis, foram recolhidos sofás e diversos produtos. Os pescadores observaram que o volume de garrafas pet jogadas no lago diminuíram cerca de 70%, tendo em vista o valor comercial das mesmas.
Estiveram presentes ao evento os secretários da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, e da Ciência e Tecnologia, Paulo Maciel, a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, o secretário municipal do Meio Ambiente, Miguel Wedy; a primeira-dama do município, Isabela Fogaça, vereador Beto Moesch, a representante do Comitê Meio Ambiente BPW, Iara Rosana Bronstein; a coordenadora estadual da Mulher, Maria Helena Gonzáles, o comandante do Comando Ambiental, coronel Ladimir da Silva, além de alunos das escolas Estadual Ernesto Dornelles e das municipais Olintho de Oliveira e Aramis Silva e do Colégio Militar, além da Banda da Brigada Militar.