Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema avalia modelo francês para qualificar gestão de recursos hídricos

Publicação:

Viagem à França
Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, esteve na França para buscar parcerias públicas - Foto: Divulgação/Sema

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, voltou de viagem à França no início desta semana, onde visitou instituições e ONGs da área de recursos hídricos com o objetivo de qualificar o modelo de gestão do Rio Grande do Sul. Entre as possibilidades de parcerias, estão previstas a capacitação e assessoria para reproduzir a experiência francesa no estado.

Durante três dias, a secretária se reuniu com a Office de L'eau, OIE, Global Water Partnerships (GWP) e Agencia Loire-Bretagne (ALB), uma das seis instituições que atuam na área de recursos hídricos do país europeu.

Com a ALB, também foram tratados temas como os planos de bacia, a cobrança pelos princípios poluidor-pagador e usuário-pagador, controle de erosão, redução do uso de agroquímicos, manejo correto de dejetos da pecuária, recuperação de margens de rios, tratamento de efluentes urbanos e sistemas unitários de esgotamento, quando as redes pluviais e cloacais não são separadas.

A comitiva gaúcha conheceu um projeto apoiado pela agência, com 15 proprietários rurais, que foca na redução da poluição rural. Também acompanhou como a ALB articula suas políticas públicas junto à União Europeia. Além disso, recebeu informações técnicas, gerenciais e financeiras para ajudar na implantação do sistema estadual de recursos hídricos.

Texto: Catarina Gomes/Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul