Sema reestrutura-se para receber atribuições da Fundação Zoobotânica
Publicação:
O Decreto 53.911, que modifica a estrutura básica da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e cria o Departamento de Projetos e Pesquisa para absorver grande parte das atribuições até então exercidas pela Fundação Zoobotânica (FZB) foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (7).
Caberá ao novo Departamento, gerir o Museu Rio-Grandense de Ciências Naturais e o Jardim Botânico de Porto Alegre. A gestão do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, também vinculado à FZB, ficará sob a responsabilidade do já existente Departamento de Biodiversidade.
O Departamento de Projetos e Pesquisa deve proporcionar condições para estudos e pesquisas sobre ciências naturais e ambientais de acordo com a legislação vigente e promover a difusão dos resultados obtidos. Também será de sua responsabilidade desenvolver atividades científicas, conservacionistas, educacionais, culturais, recreativas e turísticas. Deve ainda identificar fontes de recursos para a elaboração e desenvolvimento de projetos da área de atuação, além de executar atividades correlatas que sejam atribuídas pela secretaria estadual.
Outras atividades como a elaboração do inventário da flora e fauna, a adoção de medidas de proteção para a manutenção dos ambientes naturais; a elaboração das listas oficiais das espécies ameaçadas de extinção e a valorização ecossistêmica visando especialmente à proteção das áreas habitadas por espécies raras ficam, a partir de agora, sob a responsabilidade do Departamento de Biodiversidade.
Para desempenhar estas tarefas, 136 servidores da FZB passam a desempenhar suas funções na secretaria.
A secretária Ana Pellini afirma que, dessa forma, o trabalho pode ser desenvolvido plenamente, sem prejuízos à proteção da biodiversidade do estado.
Texto: Catarina Gomes/ Ascom Sema
Edição: Léa Aragón/ Secom