Semana da Alimentação RS debate segurança alimentar no contexto de reconstrução pós-enchentes

Um homem em pé falando ao microfone sobre um palco e atrás da mesa do evento sendo observado por quatro mulheres que também compõem a mesa da Semana da Alimentação RS 2024.
A solenidade de abertura do evento foi realizada no auditório da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre - Foto: Fredy Vieira/Ascom Sedes

Com o tema Soberania, Segurança Alimentar e Sustentabilidade na Reconstrução do RS, foi aberta oficialmente, nesta quarta-feira (16/10), Dia Mundial da Alimentação, a 22ª Semana da Alimentação RS. O evento ocorre entre 14 e 20 de outubro e conta com uma série de atividades em diversos municípios do Estado. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater/RS-Ascar), em Porto Alegre.

Coordenada pela Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/RS) – presidida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e composta ainda por mais 11 pastas estaduais –, a edição deste ano visa debater formas de acesso à alimentação adequada pela população no contexto de reconstrução pós-enchentes, em alinhamento com modos sustentáveis de produção e consumo de alimentos. A programação inclui seminários, oficinas, palestras, rodas de conversa, ações culturais, entre outras iniciativas promovidas por entidades parceiras em diferentes regiões do Estado.

O titular da Sedes e presidente da Caisan/RS, Beto Fantinel, destacou a importância do evento como espaço de construção coletiva. “A semana serve para refletirmos, para reavaliaramos ações e para propormos novas políticas públicas. Só com a participação da sociedade poderemos avançar e produzir as transformações que nosso Estado exige”, afirmou. E acrescentou: “Diante dos desafios climáticos, precisaremos iniciar novos processos, o que é uma oportunidade de tomarmos melhores decisões, que vão impactar a vida da sociedade nos próximos anos”.

A representante da Emater/RS-Ascar, Luana Machado, enfatizou que o evento é fundamental para que se dê maior visibilidade à pauta da alimentação. Representando o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (Consea/RS), a conselheira Patrícia Fernandes também frisou a importância de se colocar o tema em foco. “Essa é uma semana para sensibilizarmos a população e disseminarmos informações sobre a segurança alimentar e o direito humano à alimentação adequada”, ressaltou.

Ana Lúcia Serafim, integrante do Conselho Regional de Nutricionistas – 2ª Região (CRN2), falou sobre a necessidade de se assegurar a qualidade dos alimentos consumidos: “É fundamental garantirmos o acesso a alimentos seguros, nutritivos, saudáveis e sustentáveis a todas as pessoas. Esperamos que essa semana produza ótimos resultados com relação a novas práticas que cada um possa levar para sua comunidade”. Por fim, a representante do Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Fesans/RS), Lisete Souza, salientou que é preciso repensar os sistemas alimentares após as catástrofes climáticas. “Esse evento é uma chance de repensarmos nossos sistemas de produção e de comercialização de alimentos, buscando uma segurança alimentar sustentável”, defendeu.

Além da Caisan/RS, a 22ª Semana da Alimentação RS é organizada pela Emater/RS-Ascar, pelo Consea/RS, pelo CRN2 e pelo Fesans/RS.

Plano de Segurança Alimentar e Nutricional

Entre as principais ações do governo gaúcho relacionadas à pauta da segurança alimentar em 2024 está o lançamento do 3º Pesan. Elaborado pela Caisan-RS, o documento define critérios específicos e ações prioritárias para a implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado. Ele considera as diretrizes sistematizadas pelo Consea-RS e oriundas da 8ª Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar Sustentável +1, realizada em outubro de 2023.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom