Semana da Amamentação tem palestras e relatos de experiências em banco de leite humano

CARD Saúde
-

A Semana Estadual da Amamentação 2022 começou nesta terça-feira (2/8) com relatos de experiências dos bancos de leite humano dos hospitais Tacchinni, de Bento Gonçalves, e Presidente Vargas, de Porto Alegre, além de palestras sobre amamentação e rede de postos de coletas.

São dois dias de eventos promovidos pela Secretaria da Saúde (SES), Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre e pelo Conselho Regional de Nutricionistas – 2ª Região.

A iniciativa faz parte de uma campanha global organizada pela Aliança Mundial para a Ação da Amamentação (WABA), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Com o slogan “Fortalecer a amamentação – a educando e apoiando”, o objetivo é incentivar a amamentação exclusiva para os primeiros seis meses de vida e continuada até pelo menos os dois anos.

Iluminação de prédios públicos

Outra ação que integra a programação da Semana Estadual da Amamentação é a iluminação com cor âmbar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Essa tonalidade simboliza o leite materno, considerado alimento padrão ouro para os bebês.

Para assistir

As atividades estão sendo transmitidas pela internet e permanecerão no YouTube para acesso posterior por dois links:

14º Seminário Estadual da Semana Mundial de Amamentação

9º Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil

Mais informações aqui.

Vantagens do aleitamento

• Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2.
  • Alcançam melhor desempenho em testes de inteligência e se transformam em adultos mais saudáveis e produtivos.
  • É o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. A partir dos seis meses, a orientação é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.

Texto: Ascom SES