Semana da Cultura do Rio Grande do Sul ocorre de 28 de maio a 3 de junho no Uruguai
Publicação:
Com a finalidade de estabelecer canais para ampliar o plano de cooperação entre os governos do Estado do Rio Grande do Sul e da República Oriental do Uruguay, ocorre de 28 de maio a 3 de junho, em Montevidéu, a Semana da Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai. A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado, levarão ao país vizinho uma mostra significativa e representativa da cultura gaúcha, com artistas das artes visuais, poesia, música, teatro, dança, cinema, patrimônio histórico e cultura popular.
O projeto dá continuidade ao intercâmbio cultural iniciado em 2011, quando ocorreu a Semana da Cultura do Uruguai no Rio Grande do Sul, com as presenças do governador do Estado, Tarso Genro, e do presidente do Uruguai José Mujica, na ocasião da exposição Borde Sur, no Museu de Arte Contemporânea - Casa de Cultura Mario Quintana. O acordo de cooperação entre o Estado do Rio Grande do Sul e o governo do Uruguai faz parte do projeto de integração do Mercosul e da criação do Fórum Gaúcho Oriental de Educação, Cultura, Tecnologia e Inovação, que tem como objetivo a realização de um plano de trabalho conjunto para 2012.
A programação busca sintetizar e congregar, através das várias linguagens artísticas gaúchas, a concepção estética, a identidade e o diálogo com o pampa, nas construções com elementos da cultura espanhola e portuguesa.
No setor audiovisual será realizada a Mostra da Produção Cinematográfica Gaúcha Contemporânea com a exibição dos longas-metragens: Wood & Stock: Sexo, Orégano e RocknRoll (2006), animação de Otto Guerra; Em teu nome (2009), drama de Paulo Nascimento; Insônia (2009), comédia romântica de Beto Souza; e Antes que o mundo acabe (2009), drama de Ana Luiza Azevedo. E os curtas-metragens: Kopek (2011), de Jaime Lerner; Corneteiro não se mata (2011), de Pablo Muller; Três vezes por semana (2011), de Cris Reque; e De lá pra cá (2011), de Frederico Pinto.
Na música os shows de Vitor Ramil (terça-feira, 29, às 21h, na sala Zitarrosa) e Odomode (sexta-feira, 1º, às 20h, na sala Florêncio Sanchez). O espetáculo teatral Tangos e Tragédias será apresentado na sala Nelly Goitiño (sábado, 2, às 21h); o teatro de dança Terpsi será apresentado na Estación Góes (sábado, 2, às 12h); e o Teatro UTA no Parque Rodó (domingo, 3, às 12h).
Paralelamente, de 11 de maio a 17 de junho, o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e Instituto Estadual do Livro (IEL) apresentam a exposição A Imagem da Palavra. Com curadoria de Vera Pellin (artistas visuais) e Laís Chaffe (poetas), 15 artistas visuais contemporâneos criaram obras de arte a partir de textos de 15 poetas gaúchos.
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51)3210-4305