Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana do Alimento Orgânico busca estimular consumo e conhecimento sobre produtos

Publicação:

A Semana dos Alimentos Orgânicos de 2017 foi aberta, nessa segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado. O evento terá atividades ligadas a estratégias propostas pelo Rio Grande Agroecológico - Plano de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Rio Grande do Sul (Pleapo/RS), da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

A semana, realizada anualmente, pretende esclarecer os consumidores sobre o que são os produtos orgânicos. A campanha 'Produto Orgânico, melhor para a vida' apresenta os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, para estimular seu consumo.

"Além do Rio Grande Agroecológico, primeiro plano gaúcho que tem como foco a agroecologia e a produção orgânica, ações como a entrega de kits de produção agroecológica a agricultores familiares, por exemplo, tem contribuído para fortalecer a produção orgânica", afirmou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, na abertura do evento. Minetto lembrou que boa parte da produção orgânica abastece o mercado institucional, como merenda escolar, por exemplo, e que os agricultores familiares que estiverem dispostos a fazer a transição para a produção agroecológica podem receber orientação da Emater, conveniada da SDR.

Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!

Por meio de vídeos, panfletos e palestras serão repassadas informações referentes aos cuidados, direitos e obrigações de produtores, consumidores, processadores e comerciantes. O objetivo é garantir que, ao comprar ou consumir produtos orgânicos em feiras, lojas, hotéis e restaurantes, as pessoas estejam, de fato, levando e consumindo produtos verdadeiramente orgânicos.

As ações são coordenadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Saúde e do Meio Ambiente, e ocorrerão em 23 estados.

No Rio Grande do Sul, o evento tem apoio do governo do Estado e outras organizações governamentais e não governamentais, com atividades até o dia 5 de junho, em diferentes pontos em Porto Alegre e no interior. Confira a programação aqui

Ações práticas do Rio Grande Agroecológico

- 8.387 projetos produtivos e de apoio à comercialização de alimentos orgânicos financiados;

- 1.112 encontros de capacitação de agricultores e técnicos em agroecologia;

- 29 editais de apoio à produção agroecológica e assistência técnica e extensão rural e social (Aters);

- 38.340 famílias atendidas com Aters em agroecologia;

- 347 projetos de pesquisa e extensão em agricultura de base ecológica;

- 110 publicações técnicas e de divulgação para fomento da agroecologia;

- 8 Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) revitalizados e mantidos;

- 96 eventos de trocas de sementes crioulas e mudas;

- 132 feiras e eventos para a promoção e comercialização de alimentos orgânicos;

- 3.676 amostras de alimentos e água monitoradas quanto à presença de agrotóxicos.


Texto: Nathalie Sulzbach/Ascom SDR
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul