Semana Estadual do Livro reúne atividades até a próxima quarta, dia 24, para estimular a leitura

Livro 900
Até 24 de abril ocorrem atividades como palestras, exibição de filmes, espetáculos, feiras e mesas-redondas - Foto: Reprodução

Até a próxima quarta-feira, 24 de abril, uma série de atividades pretende estimular o hábito da leitura em jovens e adultos. Durante esse período, ocorre a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura.

O evento oferece programação gratuita em sua maior parte. Estão previstas palestras, exibição de filmes, espetáculos, feiras e mesas-redondas, entre outras ações. O feriado de Páscoa é uma ótima oportunidade para acompanhar e participar das atividades. A programação pode se acessada aqui

Escolas, bibliotecas, livrarias, editoras, distribuidoras de livros, municípios, entidades culturais e outros parceiros que pretendam realizar ações destacando o livro, a leitura podem inscrever seus projetos por meio de formulário eletrônico, para que conste na agenda do evento.

A Semana é promovida por iniciativa da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e governo do Estado, com apoio da Associação Gaúcha de Escritores (Ages) e Academia Rio-Grandense de Letras (ARL). Integrada ao calendário oficial do Rio Grande do Sul desde 2015, envolve ainda a Secretaria da Educação e Secretaria da Cultura, através de suas instituições Instituto Estadual do Livro (IEL), Biblioteca Pública do Estado (BPE), Biblioteca Lucília Minssen, Cinemateca Paulo Amorim e Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), que sediará muitas ações.

A CRL criou a Semana do Livro em 2005, para marcar a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil – 18 de abril (nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor – 23 de abril – instituído pela Unesco em 1995. Desde a primeira edição, foram mobilizados parceiros de várias regiões do Estado que se dispuseram a promover ações que pusessem em destaque no período o livro, a leitura e a literatura.

Dia Mundial do Livro

A instituição do dia 23 de abril pela Unesco internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, nesta data, se comemora o Dia de São Jorge
padroeiro da província espanhola, e é lembrado o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido em 1616.

De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes, este é o lema.

A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular os países a desenvolverem iniciativas próprias nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.

Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura
Período: de 17 a 24 de abril de 2019