Seminário capacita servidores em gerenciamento de crises prisionais
Publicação:

A 1ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) de Canoas promoveu, nesta quarta-feira (12), o 1º Seminário sobre Gerenciamento de Crise Prisional na Câmara de Vereadores canoense. O objetivo é propor capacitação e aperfeiçoamento para servidores atuarem orientados pela Lei de Execução Penal (LEP) e pelas normas de Direitos Humanos.
Em discussão durante o seminário, estiveram algumas características de crises prisionais, como imprevisibilidade, urgência e ameaça de vida. O diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep), Angelo Carneiro, exibiu um mapeamento das 12 facções presentes nos presídios estaduais. "Para o enfrentamento de crises é preciso uma postura organizacional não rotineira e planejamento especial pensando nas considerações legais", defendeu.
Para o delegado penitenciário da 1ª DPR, Sandro Roberto Soares de Oliveira, o evento integra a política de valorização e qualificação dos servidores. Segundo ele, os gestores devem ser motivadores e construir um plano de aprendizado para qualificar os agentes. "Diariamente gerenciamos crises. Há a necessidade de preparação frente a situações especiais, sempre buscando preservar a vida e cumprir a lei", acrescentou.
Texto: Caroline Paiva/Susepe
Edição: Gonçalo Valduga/Secom