Seminário debate as políticas públicas para o idoso
Publicação:
A secretária extraordiária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou, nesta quarta-feira (24), da abertura do Seminário 'Atualizações sobre a Política do Idoso'. Promovido pelo Instituto Brasileiro da Pessoa, o evento reuniu representantes de secretarias municipais de Assistência Social e profissionais responsáveis pelas políticas para o idoso nos municípios, entre outros.
Maria Helena falou sobre as políticas públicas estaduais para o idoso, apontando, especialmente, as ações nas áreas da saúde, dos direitos humanos, da cultura, do esporte e do lazer. A secretária também destacou que o Estado planeja ações para fomentar a criação de conselhos municipais e ativar aqueles que estão constituídos, mas não são atuantes.
Ela explicou que a implantação dos conselhos é condição fundamental para a constituição dos fundos municipais, que vão atender às entidades que cuidam da pessoa idosa e também da criança e do adolescente. "O fundo municipal é uma forma de arrecadar recursos para o investimento em projetos, desonerando o orçamento do município", salientou.
A secretária ainda ressaltou a campanha Escolha o Destino, lançada pelo governo do Estado em abril, para mobilizar os gaúchos para fortalecer os fundos estaduais, através da doação de parte do Imposto de Renda a pagar. Maria Helena informou que, em 2013, o potencial de arrecadação foi de cerca de R$ 415 milhões, levando-se em conta que as doações efetivadas atingiram apenas R$ 14,6 milhões.
O Seminário 'Atualizações sobre a Política do Idoso' faz parte do projeto 'Porto Alegre Palco das Humanidades do Rio Grande' e se estende até esta quinta-feira (25), no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre.
Texto: Silvia Lago
Edição: Léa Aragón/CCom