Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário sobre pensamento francês contemporâneo começa nesta quarta-feira

Publicação:

A obra dos principais pensadores e intelectuais franceses da atualidade será tema de uma série de debates que começam nesta quarta-feira (13), às 19h30min, na Casa de Cultura Mario Quintana - instituição vinculada à Secretaria da Cultura. O seminário O Pensamento Francês Contemporâneo é uma parceria da CCMQ com o Serviço de Cooperação e Adição Cultural da Embaixada da França em Porto Alegre e se integra às comemorações do Ano da França no Brasil. A curadoria do seminário é de Maria Regina Barcelos Bettiol, doutora em Letras pela Université Sorbonne Nouvelle Paris III, que fará a mediação dos encontros.

O primeiro encontro será sobre a obra de Bernard Henry Lévy e recebeu o título Atenção às Utopias. O pensador, que esteve em Porto Alegre no ano passado participando do programa Fronteiras do Pensamento, é reconhecido como filósofo político e crítico social, principalmente dos regimes totalitários de esquerda. Para falar sobre sua obra foram convidados André Correa Rollo, mestre em Letras pela UFRGS; Marlon Mello de Almeida, professor e escritor; Ronaldo Zulke, deputado estadual; e Valter Nagelstein, vereador de Porto Alegre.

O seminário O Pensamento Francês Contemporâneo terá oito encontros (confira a programação abaixo), sempre às quartas-feiras, e será realizado na Sala C2, 2º andar da CCMQ (Andradas, 736). Inscrições no Setor de Programação, 2º andar da CCMQ, de terças a sextas-feiras, das 9h às 18h. As informações também pode ser obtidas pelo (51) 3211.5608, pelo e-mail projetosespeciais@ccmq.rs.gov.br ou no site www.ccmq.com.br. O curso completo custa R$ 160,00, com 20% de desconto para estudantes e clientes do Banrisul. Haverá certificado para quem tiver 75% de freqüência.

Programação completa
13 de maio - Bernard Henry Lévy: Atenção às utopias
20 de maio - Edgar Morin: Os sete saberes necessários à educação do futuro
27 de maio - Michel de Certeau: O despertar da história
10 de junho - Michel Foucault: A governança mundial e a ordem do discurso
17 de junho - Pierre Bourdieu: A força do poder simbólico no mundo da representação 24 de junho - Paul Ricouer: A memória, a história, o esquecimento
1º de julho - Roger Chartier: O destino do livro e da leitura na era digital
08 de julho - Alain Touraine: O que é a democracia?

Portal do Estado do Rio Grande do Sul