Série Educação do Espaço Iphae traz museóloga e historiador
Publicação:

O Espaço Iphae Patrimônio RS promove, na quinta-feira (26/9), das 16h às 18h, mais uma edição da Série Educação. Os encontros ocorrem em formato de apresentação de tema e conversa com o público, fomentando a troca de ideias e a reflexão sobre os assuntos apresentados. É aberto a todos os públicos e, no caso da Série Educação, principalmente a educadores, professores e agentes turísticos com foco na cultura e áreas afins.
Nesta edição, a museóloga e diretora do Museu Julio de Castilhos, Doris Couto, irá conversar com os participantes sobre medidas que visam educar para o patrimônio no museu, como a construção de relacionamentos com a comunidade acadêmica, atividades de estágios com foco nas práticas museológicas, revisão das narrativas propostas, organicidade das exposições e diálogos com o público.
O historiador Gabriel Costa, coordenador do setor educativo do Museu Julio de Castilhos, apresentará estudo de público realizado com visitantes espontâneos e escolas agendadas – o que permite conhecer o público e subsidiar ações futuras.
O Espaço Iphae fica na sede do IAB, em Porto Alegre, na rua General Canabarro, 363, no Centro.
Saiba mais
O Museu Julio de Castilhos é primeira instituição museológica do Estado, criado em 30 de janeiro de 1903, cujo acervo é essencialmente histórico, dividido principalmente entre modo de vida, relações sociais de produção e história política do Rio Grande do Sul.
O museu recebe, em média, 1.500 visitantes por mês, entre turistas, público local e escolar. Constituído de dois grandes casarões antigos, sendo que o mais antigo foi residência do político Julio de Castilhos, tem um trajeto de visitação que se apresenta recortado por uma arquitetura de diferentes salas, o que também configura o ritmo da visitação e mediação. É contemplado pelo PAC Cidades Históricas – processo em tramitação para uma grande reforma e ampliação de suas instalações.
Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Secom