Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Série Estudos do Espaço Iphae Patrimônio RS abre agenda nesta quinta

Publicação:

arquitetura e urbanista Simone Neutzling foto Yara Baungarten
A arquiteta e urbanista Simone Neutzling lançará e autografará um livro sobre a técnica de escaiola - Foto: Yara Baungarten / Divulgação

A arquiteta e urbanista Simone Neutzling é a convidada para estrear a Série Estudos. O tema do primeiro encontro será “Inventários do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural”, no Espaço Iphae Patrimônio RS (Sede do IAB – rua General Canabarro, 363 - Centro, Porto Alegre), nesta quinta-feira (12/9), às 16h. Durante o evento, Simone lançará e autografará o livro O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio – Escaiolas em Pelotas.

A publicação faz um resgate da história da técnica de escaiola no município do sul do Estado e apoia a conservação e preservação do patrimônio. A técnica consiste no acabamento dado a paredes ou pilares, revestidos a estuque, que imita mármore polido. A intenção é promover o conhecimento e dar ferramentas para que a habilidade trazida e perpetuada por artesãos imigrantes permaneça relevante nas construções ecléticas da região.

A palestra da arquiteta vai ao encontro de uma das propostas do Espaço Iphae, inaugurado pela Secretaria da Cultura (Sedac) no dia 25 de julho: valorizar os saberes e os fazeres do patrimônio cultural e histórico edificado.

O livro de Simone é o primeiro manual da série O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio, projeto que resgata técnicas arquitetônicas do patrimônio e da memória cultural da zona Sul do RS. Além das escaiolas em Pelotas, ainda este ano a autora lança os guias sobre o cimento penteado, em Bagé, e o estuque, em Jaguarão.

Sobre a autora

Simone Neutzling é doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde concluiu mestrado em 2018. Entre os principais trabalhos desenvolvidos estão Inventário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural das cidades de São Leopoldo  2016; Jaguarão e Bagé – 2000; Projeto de restauração do Castelo Simões Lopes (2017); do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) – 2015; do Complexo da Antiga Cervejaria Brahma, em Pelotas – 2011; do Casarão 8 (Pelotas  atual Museu do Doce da UFPel); e da Catedral Metropolitana de Pelotas  2008.

Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul