Servidores participam de foto coletiva do Outubro Rosa

Iniciativa foi prestigiada por centenas de profissionais nesta quinta-feira (26)

Foto posada em plano aberto de quase 300 pessoas, em ambiente aberto, vestidas em diferentes tons de rosa. Elas estão na rampa de cor cinza, em frente à Sedac e do letreiro da Ospa, tudo em fachada cinza. Há pessoas em pé, sentadas ou agachadas. A maior parte olha para a câmera e sorri
Iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, foto foi feita no Caff - Foto: Gustavo Mansur/Secom

Cerca de 300 servidores estaduais participaram, na manhã desta quinta-feira (26/10), da foto coletiva produzida para destacar o Outubro Rosa. A imagem teve como cenário a rampa de acesso à Secretaria da Educação (Seduc), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

O Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres, mas também a sociedade como um todo, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – o mais incidente entre as mulheres no mundo. Recentemente, a campanha passou a incluir o câncer de colo do útero. Ao longo do mês, o acesso aos serviços para diagnóstico e tratamento são ressaltados.

"Precisamos destacar iniciativas como o Outubro Rosa para lembrar, não apenas no mês, mas diariamente, sobre a importância do olhar atento de mulheres e homens para a saúde", disse o secretário adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira, aos presentes.

A foto foi uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST), e parte integrante da programação da Semana do Servidor 2023. A produção da foto foi antecedida ainda pela distribuição de rosas para as servidoras presentes.

Também participaram da cerimônia a gerente de Prevenção e Promoção à Saúde do IPE Saúde, Sâmara Schmidt Aguiar; a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Ana Dal Ben; e a diretora do DMEST/SPGG, Cláudia Dias Alexandre.

Semana do Servidor

Celebração do servidor público do Rio Grande do Sul, a Semana do Servidor 2023 teve início no dia 16 de outubro, com o começo dos campeonatos esportivos, e segue até sexta-feira (27/10). A comemoração conta com diversas atividades, serviços e ações visando à integração e valorização dos servidores e funcionários da administração pública estadual.

A realização da Semana do Servidor é uma iniciativa da SPGG em parceria com as secretarias da Cultura, da Educação, do Esporte e Lazer e de Turismo.

Programação completa

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG