Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Servidores participam de treinamento para uso de ferramenta de geomonitoramento

Nova funcionalidade irá aprimorar a resposta a eventos climáticos

Publicação:

Foto tirada por detrás dos condutores do encontro, enquadrando a plateia sentada em cadeiras ao fundo. No primeiro plano, aparecem um mulher e um homem de pé, ambos de lado para a câmera. O homem fala ao microfone.
Formação visa formar servidores no novo recurso de monitoramento - Foto: Pablo Reis/Ascom SPGG

Servidores de diversos órgãos do Estado participaram, nesta quarta-feira (17/4), do treinamento promovido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para uso de uma nova funcionalidade da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede). A ferramenta monitora o território do Rio Grande do Sul por meio de um serviço de imagens de satélite e alertas de mudanças.  

“É importante termos servidores capacitados para utilizar os recursos da Iede da melhor forma. Por isso promovemos o treinamento, para o qual chamamos os órgãos diretamente vinculados ao projeto”, destacou o secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira, durante a abertura do evento, que ocorreu no auditório do SengeRS.  

O novo recurso de monitoramento foi obtido por meio da contratação da empresa SCCON Geospatial. A ferramenta abrange o monitoramento contínuo do território gaúcho com imagens orbitais da Constelação Planet (PlanetScope) atualizadas diariamente e de mosaicos mensais gerados a partir das melhores imagens diárias adquiridas no mês anterior.

“A contratação do recurso de geomonitoramento foi realizada tendo em vista as necessidades das demais secretarias do Estado. São inúmeras funcionalidades, que podem elevar a qualidade de nossas políticas públicas e dos serviços prestados pelo governo”, explicou a subsecretária da Subsecretaria de Planejamento (Suplan), Carolina Scarparo. “Por trazer imagens de satélites diárias, a ferramenta nos possibilita acompanhar de perto as questões relativas aos desastres naturais.”

Para a detecção de mudanças no ambiente, passam a fazer parte da plataforma alertas atualizados nos dias úteis para as seguintes classes: áreas inundadas, áreas com indicativos de seca, queimadas, deslizamentos de terra e alterações no uso e ocupação do solo. 

A disponibilização se dará por meio de dashboard integrado à Iede para uso de servidores da administração pública estadual, desenvolvida a partir da necessidade de aprimorar a resposta a eventos climáticos e ações humanas com impacto sobre o território do Estado.   

Além do monitoramento, também será disponibilizado o serviço automatizado de envio de alertas para endereços de gestores e usuários, bem como o treinamento para transferência de conhecimento nas tecnologias e o compartilhamento de experiência entre as equipes parceiras da Iede. 

A Iede, coordenada pela SPGG por meio do Departamento de Planejamento Governamental (Deplan) da Suplan, é um conjunto integrado de tecnologias, políticas e procedimentos para gestão dos dados geoespaciais do Estado. 

O treinamento, do qual participaram 120 servidores do Estado, foi ministrado pela coordenadora técnica do projeto da SCCON, Jéssica Maran, e pela coordenadora-geral de operações da SCCON, Luana de Oliveira. A condução ficou a cargo do diretor do Deplan, Henrique Acosta. A série de treinamentos terá quatro encontros ao longo de 12 meses. 

Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG 
Edição: Felipe Borges/Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul