Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Setel quer unificar ações para garantir turismo na Cascata do Herval

Publicação:

Turismo
Ficou definida uma visita ao local com as secretarias envolvidas para detalhar o projeto a ser novamente avaliado pelo Estado - Foto: Divulgação Setel

Uma reunião nesta terça-feira (21) no gabinete da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado (Setel) definiu encaminhamentos para a regularização de área da Cascata do Herval como destino turístico. Com 125 metros de queda livre, a cascata, localizada no Município de Santa Maria do Herval, fica em uma área da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e precisa de uma ação integrada do Estado para viabilizar a execução da infraestrutura necessária na qualificação do espaço. Ficou definida uma visita ao local com as secretarias envolvidas para detalhar o projeto a ser novamente avaliado pelo Estado.

“O município precisa ser claro sobre como e qual parte da área irá utilizar, para focar nossa análise e entregar à comunidade de Santa Maria do Herval um espaço que reforce a beleza natural da região”, afirmou o secretário Juvir Costella, ao destacar a parceria da secretaria para o fomento do turismo na região, que traz desenvolvimento a diversos setores da economia. Para conceder a área para uso do executivo municipal é necessária a aprovação da CEEE, que vai avaliar o processo e encaminhar para a análise da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Como ação de governo, atuaremos em conjunto, pela importância da Cascata do Herval como ponto turístico”, afirmou o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker.

O município quer utilizar a parte no alto da cascata para instalar restaurantes, mirante e outros equipamentos para acomodar os visitantes que procuram o local. “A cascata é a identidade da comunidade, vamos trabalhar de forma objetiva e simples para agilizar o processo”, disse Rodrigo Fritzen, prefeito de Santa Maria do Herval, salientando que o local recebe 45 mil pessoas durante a Festa da Batata, em maio. Este encontro já faz parte do suporte que a Diretoria de Turismo da Setel faz ao projeto, dentro das necessidades apontadas pelo grupo. Também participou da reunião o presidente da CEEE, Paulo Tarso. 


Texto: Ascom Setel
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul