Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Setor agro responde por 40% do PIB e torna RS mais competitivo

Publicação:

Setor agro responde por 40% do PIB e torna RS mais competitivo
Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, foi o palestrante do Tá na Mesa da Federasul - Foto: Eduardo Oliveira/Seapi

O setor agropecuário foi responsável por mais de 40% do Produto Interno Bruto do Rio Grande do Sul em 2016, colocando o estado em condições de competir em nível nacional. A afirmação é do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, durante palestra do Tá na Mesa, promovido pela Federação das Associações Comerciais do Estado (Federasul) nesta quarta-feira (12). "Os números positivos só demonstram a potência que o setor agro tem no fomento da economia e na geração de emprego e renda", enfatizou.

Abordando o tema Com o Agro o Estado Avança, o secretário abordou temas como os bons resultados da safra gaúcha, que deve ultrapassar 34 milhões de toneladas de grãos; a necessidade de aumentar a produção de alimentos; e o potencial da agropecuária gaúcha. Também citou políticas públicas do governo do Estado como o Conservar para Produzir Melhor, programa de conservação do solo e da água que incentiva a produtividade.

Polo ainda lembrou a importância do avanço da olivicultura, setor em crescimento no Estado e que possui potencial de desenvolvimento. Por fim, destacou a representatividade das culturas de grãos e pecuária, traçando paralelo entre a capacidade de produção e abastecimento alimentar da população.

Texto: Alexandre Farina/Seapi
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul