Setur busca experiência em Observatório do Turismo em São Paulo
Publicação:

A equipe da Secretaria do Turismo (Setur), que integra o Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul, numa ação em parceria com a Câmara Temática de Estudos e Pesquisas, realizou nesta semana (dias 22 e 23) um encontro, em São Paulo, para avaliar as práticas de importantes entidades que atuam no registro e análise de informações para o mercado e políticas do segmento.
Os representantes conheceram o Observatório de Turismo da cidade de São Paulo. No local conheceram os procedimentos, a operacionalidade e os recursos utilizados para publicação e manutenção de fontes primárias de informações que têm se tornado referência para estratégias relacionadas aos segmentos e nichos de mercado turístico no município e influenciado o processo de monitoramento na área.
Também conheceram as equipes e estruturas da Fundação de Estudos e Pesquisas (FIPE) e da Escola de Comunicação e Artes para Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, do ECA, da Universidade de São Paulo (USP), que atuam no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos com reconhecimento em todo território nacional.
Participaram da ação, o diretor do Departamento de Desenvolvimento, Maximilianus Pinent, acompanhado da coordenadora do Observatório, Marcia Merllo, da técnica Luciana Mieres, além dos representantes Michel Bregolin, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); da diretora do Consórcio Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes, do vice-presidente, André Luiz Barcellos, e da gerente administrativa, Rosecler Heineck, ambos do Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Porto Alegre (Sindpoa).
Para finalizar o encontro, o grupo foi recebidos pela equipe do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), entidade associativa sem fins lucrativos, que representa importantes redes hoteleiras, nacionais e internacionais, com atuação no país, que mantém importantes estudos na área. Os resultados do encontro serão apresentados após a realização da próxima visita técnica, prevista para o mês de agosto, em Buenos Aires, no Observatório de Turismo de Buenos Aires e em universidades portenhas.
Texto: Liane Priscila Rodrigues
Edição: Redação Secom