Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Setur busca experiência em Observatório do Turismo em São Paulo

Publicação:

Representantes da Setur buscam experiência de outros observatórios para um melhor aperfeiçoamento da ferramenta de pesquisa no RS
Representantes da Setur buscam experiência de outros observatórios para um melhor aperfeiçoamento da ferramenta de pesquisa no - Foto: Divulgação

A equipe da Secretaria do Turismo (Setur), que integra o Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul, numa ação em parceria com a Câmara Temática de Estudos e Pesquisas, realizou nesta semana (dias 22 e 23) um encontro, em São Paulo, para avaliar as práticas de importantes entidades que atuam no registro e análise de informações para o mercado e políticas do segmento.

Os representantes conheceram o Observatório de Turismo da cidade de São Paulo. No local conheceram os procedimentos, a operacionalidade e os recursos utilizados para publicação e manutenção de fontes primárias de informações que têm se tornado referência para estratégias relacionadas aos segmentos e nichos de mercado turístico no município e influenciado o processo de monitoramento na área.

Também conheceram as equipes e estruturas da Fundação de Estudos e Pesquisas (FIPE) e da Escola de Comunicação e Artes para Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, do ECA, da Universidade de São Paulo (USP), que atuam no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos com reconhecimento em todo território nacional.

Participaram da ação, o diretor do Departamento de Desenvolvimento, Maximilianus Pinent, acompanhado da coordenadora do Observatório, Marcia Merllo, da técnica Luciana Mieres, além dos representantes Michel Bregolin, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); da diretora do Consórcio Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes, do vice-presidente, André Luiz Barcellos, e da gerente administrativa, Rosecler Heineck, ambos do Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Porto Alegre (Sindpoa).

Para finalizar o encontro, o grupo foi recebidos pela equipe do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), entidade associativa sem fins lucrativos, que representa importantes redes hoteleiras, nacionais e internacionais, com atuação no país, que mantém importantes estudos na área. Os resultados do encontro serão apresentados após a realização da próxima visita técnica, prevista para o mês de agosto, em Buenos Aires, no Observatório de Turismo de Buenos Aires e em universidades portenhas.

Texto: Liane Priscila Rodrigues
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul